27/03/2024 10h00

No mês das mulheres, beleza e voluntariado marcam ações no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

Para muitas mamães, a maternidade é um momento mágico. O nascimento de um bebê sempre é aguardado com muito carinho e emoção. E para as pacientes internadas no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, não é diferente. Mas enquanto aguardam a chegada do pequeno – ou da pequena –, muitas mães acabam abrindo mão de um quesito presente na vida de grande parte das mulheres: a vaidade.

Sabendo dessa necessidade, a esteticista Mara Lovato se ofereceu como voluntária para cuidar das pacientes do hospital, garantindo, ao menos, o básico para a beleza feminina. Acostumada com o trabalho de voluntariado, Mara se sentiu realizada em poder ajudar ao próximo.

“Sei que muitas mamães que aqui estão não têm condições de sair do hospital para fazer uma sobrancelha ou um corte de cabelo, por exemplo. E para muitas mulheres, cuidar da beleza é fundamental. Há 20 anos atuo como voluntária, mas a pandemia me forçou a uma pausa. Esta é uma chance de voltar a fazer aquilo que mais gosto, que é ajudar ao próximo”, completou Mara Lovato, voluntária.

Segundo a gerente do setor de Acolhimento ao Cliente, responsável pela ação, o objetivo é fazer com que essas mulheres se sintam bem com o espelho, elevando a autoestima e estimulando os cuidados.

“A gravidez traz diversas mudanças físicas e psicológicas, e muitas vezes elas podem entrar em conflito com seus valores e conceitos de estética, beleza e sensualidade, afetando suas atitudes com relação ao próprio corpo. O estado emocional da gestante/puérpera é influenciado pela autoestima e pelo nível de confiança. Com isso percebemos que a construção da autoestima feminina é indispensável para o transcorrer do momento vivenciado”, explicou a gerente de acolhimento ao cliente, Fabiana Colares.

E bastou a chegada da esteticista para algumas pacientes se animarem a passar pelo processo de embelezamento. Entre elas estava Bianca Machado de 28 anos, que elogiou o serviço.

“Sou muito vaidosa, sempre tive o hábito de me cuidar e o tempo que tenho passado aqui me impossibilita de cuidar de coisas como fazer as unhas ou sobrancelhas. Fiquei muito empolgada em saber que teria essa chance e aqui estou, cuidando um pouco de mim”, afirmou Bianca.

Quem também aproveitou a oportunidade foi Clara Jasline, de 17 anos. Enquanto a pequena Maya não vem ao mundo, Clara aproveitou para cuidar da aparência durante a internação.

“Gostei muito desta novidade. Quando estava em casa eu ia muito ao salão e já estava com saudade de cuidar um pouco mais de mim. Aqui não tem como manter a rotina que tínhamos antes, mas graças a esse serviço vou poder mudar meu visual e melhorar minha autoestima enquanto minha Maya não nasce”, vibrou Clara.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br  

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard