07/03/2024 18h00

Nova turma da Residência Médica é recebida no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

A manhã da última sexta-feira (1º) foi de muita emoção para 19 médicos residentes que vão atuar no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra. Os residentes foram recepcionados no auditório do hospital, onde receberam informações sobre os procedimentos adotados pela unidade e os demais detalhes que envolvem o dia a dia da instituição de saúde, que é referência no Espírito Santo.

Os novos residentes foram aprovados por meio de um processo seletivo e vão se especializar em diversas áreas, como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

“O período de residência médica é muito desafiador, porque já somos médicos, mas, ao mesmo tempo, estamos como alunos com uma carga horária extensa. Temos a prerrogativa de tomar decisões próprias, mas também de nos submeter aos preceptores. Aproveitem até o último minuto, absorvam todas as informações e experiências que forem agregar para as suas vidas, tanto pessoal quanto profissional. Cuidem dos pacientes como se fossem da própria família, pois sem eles esse aprendizado não seria possível. Respeitem-se mutuamente, porque essa será sua família nos próximos anos”, disse a diretora técnica do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, a médica Elaine Cristina Campo Dall’Orto Martins. 

Para o diretor do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Hospital Dr. Jayme, o médico Alexandre Maulaz, a inclusão de uma nova especialização no curso, o de Medicina Intensiva, será fundamental para a formação dos médicos. “A Covid-19 mostrou que precisamos formar no Espírito Santo a especialidade de Medicina Intensiva, que é um dos destaques desta edição do curso de residência. Temos que ter mais médicos especialistas em tratamento de pacientes críticos e certamente esta será a novidade que vai contribuir para a melhoria na formação dos médicos residentes”, salientou Alexandre Maulaz.

Quem também pontuou os destaques positivos da residência foi Patricia Teixeira, do CEPI. “A residência médica é uma parte fundamental no desenvolvimento profissional e que permite aos residentes um contato mais próximo da realidade da rotina de um hospital de grande porte, como é o Dr. Jayme, além de terem contato com nossos protocolos médicos e éticos”, explicou.

A residência tem duração de dois anos para a área de Clínica Médica e três anos para as demais áreas. Entre os médicos residentes estava João Paulo Quintão de Sá Marinho, que contou um pouco sobre a experiência de fazer a residência no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

“Eu vou entrar agora na residência de Medicina Intensiva e minha expectativa é muito grande. O Hospital Dr. Jayme é o maior do Estado e vai me proporcionar uma experiência profissional e um aprendizado muito interessante. É isso que vim buscar aqui, pois não sou do Espírito Santo, sou de Belo Horizonte (MG) e este primeiro dia está sendo muito acolhedor e muito engrandecedor. Buscamos a residência para sermos especialistas no futuro e engrandecer a nossa profissão, mas também para adquirirmos mais responsabilidade e nos tornamos melhores pessoas”, contou Marinho. 

A residência médica se enquadra na modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, e é caracterizada pelo treinamento em serviço sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional da área. Este é o décimo ano que o Hospital Dr. Jayme Santos Neves oferta vagas de residência médica.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245 / 3331-7589

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard