Nova Venécia recebe a segunda oficina presencial do Programa SUS Digital

O município de Nova Venécia sediou, na última terça-feira (18), mais uma etapa do Programa SUS Digital, que busca modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de soluções tecnológicas. O programa amplia o acesso da população aos serviços de saúde, promovendo um cuidado integral e eficiente em todas as etapas do atendimento e em todo o território brasileiro.
O encontro reuniu profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa) de diferentes setores e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), gestores dos municípios da Região Central/Norte de Saúde e representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES). Durante a oficina, foi apresentado o diagnóstico situacional do território, considerando a macrorregião de saúde, além dos resultados do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), que avalia o nível de digitalização dos serviços de saúde no território.
Com base nesses dados, os participantes realizaram a análise do diagnóstico situacional e das recomendações do INMSD, dando início à elaboração do Plano de Ação para a Transformação Digital no SUS capixaba.
A coordenadora do Grupo de Trabalho do SUS Digital, Maria Fernanda Moratori, destacou que, após a finalização dos Planos de Ação Macrorregionais, o programa seguirá para a implantação das ações propostas e a avaliação da transformação digital em saúde.
O SUS Digital tem como principais metas o acesso do usuário do SUS aos seus dados de saúde (Meu SUS Digital), avanços na implementação do prontuário eletrônico, disseminação de informações estratégicas em saúde e segurança e proteção dos dados de saúde. Todos os 5.570 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao programa, que recebeu um investimento de R$ 454 milhões do Ministério da Saúde em 2024.
A terceira e última oficina desta fase acontecerá no dia 27 de fevereiro, em Cachoeiro de Itapemirim, reunindo os gestores da Região Sul de Saúde.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
carloscandeias@saude.es.gov.br