31/10/2018 17h20 - Atualizado em 31/10/2018 18h11

Novembro Azul: Sesa realiza ações de conscientização sobre a saúde do homem

O mês de novembro é dedicado à conscientização dos homens sobre a importância de cuidarem da saúde e prevenirem doenças. Durante todo o mês, batizado como Novembro Azul, são realizadas ações para informar à população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, entre elas, o câncer de próstata.

Novembro foi escolhido para o mês da prevenção masculina porque no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de próstata é o tipo que mais acomete os homens em todo Espírito Santo. Para este ano, a estimativa é de que sejam diagnosticados aproximadamente 1500 novos casos no Estado.

A partir desta quinta-feira (1º), as fachadas dos Hospitais Estaduais São Lucas, em Vitória, e Jayme dos Santos Neves, na Serra, receberão uma iluminação azul, que ficará todas as noites até o final do mês. Nas duas unidades hospitalares também serão realizadas palestras e oficinas para profissionais e acompanhantes de pacientes.

Na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as ações começam na próxima terça-feira (06), com a apresentação do Quarteto de Homens da Igreja Batista de Vitória e palestras relacionadas à saúde do homem. 

Integrando esse movimento em favor da vida, as Farmácias Cidadãs Estaduais em Vila Velha e Vitória irão realizar, na próxima terça-feira (06), uma roda de conversa para pacientes com câncer de próstata. A expectativa é que aproximadamente 400 pessoas sejam atingidas pela ação.

Pela manhã, o bate-papo acontece na farmácia de Vila Velha, e na parte da tarde, na capital. A conversa terá como tema a saúde do homem. Pacientes em tratamento irão falar sobre como encararam o diagnóstico, as emoções e o dia a dia do tratamento. Todas as pessoas que estiverem presentes nas farmácias poderão participar da conversa.

De acordo com a coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini Postay, a programação será dividida em dois momentos: o primeiro será com uma panfletagem e orientações para todo o público da farmácia, e o material será entregue na medida em que os usuários forem chegando. “Num segundo momento, selecionamos usuários apenas com esse diagnóstico para a roda de conversa”, explicou.

Ainda de acordo com Laís, a ação visa conscientizar o maior número de homens sobre a necessidade de manter os cuidados com a saúde. “É comum que o público masculino não procure os serviços de saúde, assim a intenção é que se sintam responsáveis pelo cuidado pessoal e busquem ajuda. Diagnósticos precoces trazem resultados mais positivos aos tratamentos”, ressaltou.

 

Programação

Hospital Estadual São Lucas

01/11

- Iluminação azul na fachada do hospital (na Avenida Vitória).

- Entrega de laço azul para os colaboradores.

 

13/11

- Bate-papo entre os profissionais - "Próstata: um dedo de prosa'' (atividade ligada ao Programa Qualidade de Vida do Colaborador), com o médico José Luiz de Miranda, que é clínico geral e médico do trabalho.

Horário e local: 16 horas, auditório do hospital.

Público-alvo: profissionais do hospital

 

14/11

- Palestra: "Câncer de Próstata - Prevenir é o melhor remédio", com o médico urologista Vinícius Bona Gracelli. Na ocasião, o agente de Portaria do hospital Hélio Cruz Pereira, 53 anos, dará um depoimento sobre a doença. Ele descobriu o câncer de próstata em novembro de 2017 e fez a cirurgia em março de 2018.

Horário e local: 16 horas, auditório do hospital

Público-alvo: profissionais e acompanhantes de pacientes internados no Hospital Estadual São Lucas.

 

Entre os dias 19 e 22/11

- Oficina para homens: Cuidados com a pele

- Público-alvo: profissionais do hospital

- Horário e local: 8h às 10h / 19h30 às 21h, no auditório do hospital

 

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

06/11

08h30 - Abertura oficial do mês “Novembro Azul” no Auditório da Sesa. Haverá a participação do Quarteto de Homens (Igreja Batista de Vitória), e a palestra “Saúde Integral do Homem”, com a referência técnica em Saúde do Homem da Sesa, Lucimar Ventorin Hamsi.

 

07/11

08h30 - Palestra “Importância da alimentação na prevenção de doenças”, com o nutrólogo e ortomolecular Eduardo Passamani.

09h30 - Palestra "Importância da atividade física na prevenção de doenças”, com a doutora em Fisiologia do Exercício Gláucia Rodrigues de Abreu

 

09/11

08h30 - palestra “Importância do sono”, com o médico da Academia Americana de Medicina do Sono Sérgio Barros

09h30 - palestra “Saúde emocional”, com a cientista social, psicóloga e mestre em Saúde Coletiva Helena de Arruda Penteado

 

Farmácia Cidadã Estadual – Vila Velha

06/11

- 8h – Trabalho de prevenção sobre o tema: Saúde do Homem. O alvo será a população que estiver presente ao local. Haverá distribuição de folders.

- 10h às 11h30 – Roda de Conversa com os pacientes com câncer de próstata.

 

Farmácia Cidadã Estadual – Vitória

06/11

- 13h – Trabalho de prevenção sobre o tema: Saúde do Homem. O alvo será a população que estiver presente ao local. Haverá distribuição de folders.

- 15h às 15h30 – Roda de Conversa com os pacientes com câncer de próstata.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard