01/11/2023 08h00 - Atualizado em 09/11/2023 18h22

‘Novembro Azul’: Sesa reforça cuidados com a saúde do homem

O mês de novembro traz com ele a campanha de conscientização e prevenção da saúde do homem, no conhecido “Novembro Azul”. A campanha, entretanto, vai muito além do câncer de próstata, ampliando a importância do cuidado de forma integral. Nesse caminho, a Secretaria da Saúde (Sesa) reforça a importância de a população masculina capixaba sobre manter uma rotina de cuidados e prevenção de doenças.

“É imprescindível que este mês seja dedicado à saúde do homem de forma integral, para criar uma rotina de cuidados que comece desde cedo, como prática de atividades físicas, adoção de uma alimentação saudável e o acompanhamento regular com exames de rotina e, desta forma, prevenirmos e diagnosticarmos ainda na fase inicial quaisquer doenças”, ressaltou a referência técnica Estadual da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde (Sesa), Lucimar Venturin Hamsi.

No Espírito Santo, as principais causas de internação hospitalar de homens com idade de 20 a 59 anos acontecem por causas externas (acidente de trânsito, homicídios etc.), e por doenças do aparelho digestivo e doenças do aparelho circulatório. Em 2023, de janeiro a agosto, foram 10.404 internações por causas externas; 4.815 internações por doenças do aparelho digestivo; e 3.326 internações por doenças do aparelho circulatório. Os dados preliminares são do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).

Por fatores culturais, como, por exemplo, o machismo, ou mesmo por falta de informação, muitos homens optam por não conversar sobre a sua saúde. Essa dificuldade em se expor faz com que demorem para realizar exames de rotina, resultando em atraso no diagnóstico de diversas doenças e consequente piora no tratamento.

“A importância de trabalhar a integralidade requer abordar, principalmente, os cuidados que os homens precisam ter durante toda a vida para seguir saudável e não adoecer, uma vez que estão mais envolvidos nos fatores de risco, como fatores de violências externas, ou de tabagismo, ingestão de álcool, etc.”, pontuou Lucimar Venturin Hamsi.

Para fortalecer esse objetivo, a Sesa realizará, ao longo deste mês, palestras dedicadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde capixaba, que atuam tanto na Secretaria quanto nos municípios. “Conscientizar os profissionais que trabalham diretamente no atendimento à população se faz um ponto essencial para que possamos ter melhores resultados na saúde do homem”, salientou a referência técnica.

Dados da incidência do câncer de Próstata no Espírito Santo

A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. O movimento tem também como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e à identificação do câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

A principal causa de mortalidade de homens está relacionada às causas externas, como acidentes de trânsito e homicídios. A segunda causa abrange as doenças do coração. E a terceira causa de mortalidade em homens é o câncer de próstata.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2023 é de 1.740 novos casos de câncer de próstata no Espírito Santo. Segundo dados do Painel de Oncologia, até a primeira quinzena de outubro de 2023, foram diagnosticados no Estado 581 novos casos do câncer. Em 2022, foram 1.096 novos casos diagnosticados. Em ambos os anos, o câncer de próstata é o segundo principal câncer em homens no Estado, atrás apenas de neoplasias malignas da pele.

Em relação aos óbitos, com os dados ainda preliminares, o câncer de próstata figura como a sétima principal causa em homens no Estado em 2023, com 251 mortes pela doença. Em 2022, foi a nona principal causa, com 327 mortes. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

A Nota Técnica Conjunta SAS/MS e INCA nº 001/2015 recomenda a não organização de programas de rastreamento do câncer de próstata devido à possibilidade de trazer malefícios como: resultados falso positivos, sobrediagnóstico e sobretratamento (tratamento de cânceres que não evoluiriam a ponto de ameaçar a vida e pode gerar importante impacto na qualidade de vida dos homens, tais como consequências relacionadas à disfunção sexual e urinária).

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou a Nota Técnica Nº 9/2023-COSAH/CGACI/DGCI/SAPS/MS em que reafirma o posicionamento anterior (Nota Técnica Conjunta SAS/MS e INCA nº 001/2015) e recomenda o não rastreamento populacional do câncer de próstata. Isso, porque “a doença detectada no rastreamento pode levar à necessidade de realizar novos exames para a investigação diagnóstica, podendo gerar necessidade de biópsia e complicações como dor, sangramento e infecções, além de ansiedade e estresse no indivíduo e na família (FENTON et al., 2018), com pouco benefício aos pacientes”.

Algumas das principais formas para reduzir os fatores de risco para o câncer são: o controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, promoção da atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, entre outros.

O homem deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde de referência para investigar sinais e sintomas, tais como: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

O SUS oferece ainda tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos.

Agenda de palestras no “Novembro Azul” 

As palestras serão direcionadas aos profissionais da saúde da Sesa e dos municípios, e acontecerão de forma on-line:

Dia 09/11/2023, 14h

Tema: Políticas da Saúde do Homem

Palestrante: Isabela Machado Sampaio Costa Soares

Coordenação de Atenção à Saúde do Homem - COSAH/DGCI/SAPS/MS

 

Dia 20/11/2023, 14h

Tema: Neoplasias prevalentes no homem

Palestrante: Luiz Augusto Fagundes Filho

Médico, cirurgião oncologista do Hospital Santa Rita de Cássia

 

Dia 30/11/2023, 14h

Tema: Doenças cardiovasculares prevalentes no homem

Palestrante: Romildo Luiz Monteiro Andrade

Médico cardiologista, doutor em Epidemiologia e professor da Universidade Federal do ES

 

Dia 07/12/2023, 14h

Tema: Agravos por Causas Externas prevalentes no homem

Palestrante: Edleusa Gomes Ferreira Cupertino

Pedagoga, mestranda em Saúde Coletiva/UFES, especialista em Violência contra Criança e Adolescente, Referência Técnica Estadual em Vigilância Epidemiológica de Acidentes e Violência - VIVA/SESA/ES

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard