NRE Norte promove treinamento de enfermeiros para tratamento de estomia

A Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), por meio do Núcleo Regional de Especialidades (NRE) Norte e do Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada, realizou, na última quinta-feira (07), um treinamento sobre Estomias de Eliminação para profissionais da enfermagem. O evento aconteceu no Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), em São Mateus.
A estomia é um procedimento cirúrgico que cria o estoma — um orifício na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória. Essa cirurgia é realizada com o objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação, promovendo uma maior qualidade de vida ao paciente.
O treinamento “Estomias de Eliminação – Principais Cuidados” teve como objetivo melhorar a linha de cuidado à pessoa ostomizada, ao orientar e capacitar profissionais de enfermagem que atuam no atendimento aos pacientes estomizados nos 14 municípios que compõem a região Norte de Saúde. Para isso, foram convidados enfermeiros da Atenção Primária em Saúde (APS) e referências técnicas municipais em ostomizados. Ao todo, 32 pessoas participaram da formação.
A capacitação teve a parceria da enfermeira estomaterapeuta Gabriela Scaramussa, que orientou os participantes sobre os cuidados a cada tipo de estoma, bem como a adaptação de bolsas coletoras e adjuvantes.
“O treinamento é importante para que o enfermeiro, que está nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entenda que ele pode orientar os pacientes para o melhor uso dos dispositivos. Demos a oportunidade também para que tirassem dúvidas durante a capacitação e criamos um grupo para discutir as dificuldades que surgirem”, explicou Gabriela Scaramussa.
A enfermeira que atua no tratamento de ostomizados no NRE Eliene Maria Fonseca ressaltou a importância da capacitação dos profissionais da enfermagem para a melhoria do atendimento na saúde.
“Os profissionais da enfermagem são generalistas e a especialização em estomaterapia é muito restrita no Espírito Santo. Então, a gente decidiu promover esse treinamento com a especialista para entender os cuidados e necessidades de pessoas ostomizadas”, explicou Eliene Fonseca.
Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada
Atualmente, o Serviço de Atenção à Pessoa Ostomizada do NRE acompanha 199 pacientes ostomizados, com estomias urinárias (urostomia) ou intestinais (colostomia – ileostomias). Neste ano, foi iniciada a busca ativa de pacientes com gastrostomia para que seja feito o tratamento adequado.
O “Dia Nacional dos Ostomizados” acontece em 16 de novembro e tem como objetivo combater o preconceito com pessoas que passaram por cirurgias de ostomia. O mês marca também a criação da Associação Brasileira dos Ostomizados (ABRASO), em 1985.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br