24/03/2025 10h00 - Atualizado em 31/03/2025 16h15

Núcleo Especial de Vigilância Sanitária realiza capacitação em saúde em Venda Nova do Imigrante

O Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS), realizou entre os dias 19 e 21 de março uma capacitação para servidores da Vigilância Sanitária (VISA) do município de Venda Nova do Imigrante, nos serviços de Farmácia de Manipulação e Laboratórios de Análises Clínicas.

A capacitação teve como objetivo fortalecer as ações de fiscalização e garantir que as Farmácias de Manipulação, Laboratórios e Serviços de Estética do município estejam em conformidade com as exigências legais, promovendo uma prestação de serviços de saúde mais segura e eficaz para a comunidade local.

Para o coordenador do Núcleo, Eber Dantas, a partir de 2025 o NEVS pretende empenhar-se na estruturação de equipes dedicadas a ações como esta. “A capacitação dos profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam nas Vigilâncias Sanitárias, é fundamental para garantir ações que assegurem aos cidadãos o acesso a produtos e serviços seguros e de qualidade”, pontuou.

Servidores da Vigilância Sanitária Estadual foram os responsáveis por ministrar a capacitação, abordando e orientando os servidores presentes em alguns aspectos como fiscalizar e monitorar o risco sanitário dos diferentes tipos de estabelecimento sujeitos à vigilância sanitária, os principais aspectos das Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais e o Funcionamento de Laboratórios de Análises Clínicas, com ênfase na prevenção de riscos à saúde da população.

Além disso, foram discutidas as regulamentações sanitárias que regem esses estabelecimentos, como as exigências de controle de qualidade, higiene, armazenamento adequado de produtos e atendimento a normas específicas para garantir a segurança dos medicamentos e exames realizados. Ainda como parte dessa ação, profissionais da Vigilância Sanitária Estadual realizaram um diagnóstico situacional do município em relação aos serviços de estética, junto com o secretário de Saúde de Venda Nova do Imigrante, a chefia da Vigilância Sanitária Municipal e seus fiscais.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard