Observatório da Tuberculose no Espírito Santo realiza simpósio sobre o combate à doença
.jpeg?v=638786844650455320)
As contribuições do Brasil no contexto mundial de políticas de enfrentamento à tuberculose, as perspectivas e os desafios para a eliminação da doença no Espírito Santo, as inovações no diagnóstico e tratamento da tuberculose, a intersetorialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e outros temas foram abordados no “Simpósio sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, realizado na última terça-feira (25), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
Realizado pelo Observatório da Tuberculose no Espírito Santo (Observa TB), o evento contou com a participação do gerente de Inovação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Ricardo Costa; da coordenadora do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS), Liliane Graça Santana; da coordenadora do Observa TB, Carolina Sales; e da pesquisadora do projeto, Ethel Maciel.
Na abertura do simpósio, Ricardo Costa destacou que o Observa TB tem o olhar voltado para o enfrentamento da tuberculose no Estado. “Infelizmente, essa doença ainda nos traz números muito preocupantes. Por isso, esse evento traz informações, compartilhamento de saberes com instituições de ensino e a administração pública e ações conjuntas que podem ser adotadas no combate à tuberculose”, disse.
A coordenadora do PQRVS reforçou que o número de casos e mortes é alarmante. “Dados de 2024 mostram que, aqui no Espírito Santo, foram quase dois mil novos casos e aproximadamente 150 mortes. É uma doença que tem tratamento gratuito ofertado pelo SUS e que requer a nossa atenção”, completou.
O evento é uma das ações realizadas pelo Observa TB neste mês de conscientização. O projeto é desenvolvido pelo ICEPi, por meio do PQRSV, em parceria com o Laboratório de Epidemiologia (LabEPI/Ufes). A coordenadora, Carolina Sales, afirmou que foram feitas capacitações para agentes comunitários de saúde, diálogos com populações vulnerabilizadas e ações de conscientização no Centro de Vitória.
Durante o simpósio, a professora e pesquisadora Ethel Maciel lembrou da importância dos profissionais de saúde estarem atualizados das informações sobre a tuberculose e serem apresentados às atividades do Observa TB para traçarem estratégias em conjunto.
Também participaram a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Ana Paula Rodrigues Costa, e representantes do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br