19/09/2019 16h02 - Atualizado em 19/09/2019 16h03

Os cuidados contra a dengue devem ser redobrados na primavera

A primavera começa na próxima segunda-feira (23) e tem como característica dias com temperaturas mais elevadas e chuvas recorrentes. Com isso, as ações de controle ao Aedes aegypti devem ser intensificadas, uma vez que a água acumulada associada a alta temperatura é propícia para a proliferação do mosquito.

Para evitar doenças, é necessário que a população esteja atenta para eliminar os criadouros do inseto, evitando, dessa forma, que haja aumento de casos notificados no verão - período de maior incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente a dengue.

A bióloga da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luana Morati Campos, reforça que a prevenção contra o mosquito deve ocorrer durante todo o ano. “A eliminação dos focos do mosquito precisa ser constante, independente da estação do ano”, disse.

Veja aqui o 37º boletim da dengue.

Veja aqui o 37º boletim de zika.

Veja aqui o 37º boletim chikungunya.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard