20/12/2022 09h50 - Atualizado em 20/12/2022 18h19

Paciente argentino assiste aos jogos da Copa do Mundo dentro da UTI do Hospital Dr. Jayme

Haja coração! A Copa do Mundo 2022 chegou ao final no último domingo (18) e trouxe fortes emoções no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ao longo da competição. Isso porque o projeto “O que importa para você” realizou o desejo de um paciente internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“O sr. Aníbal estava internado há mais de 45 dias quando surgiu a oportunidade de contemplá-lo no projeto ‘O que importa para você’ e o que importava para ele era assistir aos jogos da Argentina na Copa do Mundo. Foi aí que mobilizamos todo o hospital para que ele tivesse uma televisão dentro do box e pudesse assistir ao primeiro jogo dos hermanos, na fase de grupo”, disse a psicóloga da unidade, Simone Eutrópio.

Ela contou que, inicialmente, seria apenas o primeiro jogo, mas a seleção Argentina foi passando de fases até chegar à final e o paciente o pôde acompanhar todos os jogos. “A televisão foi um empréstimo do diretor do hospital. Ela é usada como um painel em que são mostrados os números e os indicadores da unidade. O diretor entendeu e foi além: ‘a televisão vai ficar com o sr. Aníbal até a alta hospitalar dele’”, explicou a psicóloga.

O paciente de 71 anos é argentino, mas mora no Brasil há 34 anos. Aníbal Eduardo Corsi está internado desde 19 de outubro por conta de uma dispneia. “A longa internação, que exigiu uma traqueostomia e apesar de não conseguir falar, o sr. Aníbal está lúcido, orientado e se comunica muito bem com a equipe”, destacou o médico que está na assistência do paciente, Fernando Sad.

A final da Copa do Mundo 2022 foi acompanhada pelo paciente com muita emoção e felicidade, que pôde ver a Argentina conquistando o tricampeonato, após 36 anos de jejum de títulos no mundial.

“O que importa para você”

O projeto “O que importa para você” existe no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves desde 2019. Seguindo um perfil determinado, a ideia é contemplar pacientes com pequenos desejos. Ao todo, 63 desejos já foram realizados.

“Percebemos que são pequenas vontades que estão ao nosso alcance. Já teve paciente que quis comer um hambúrguer, outro churros. Teve paciente que quis receber a visita de todos os netos, outro que queria tomar sol. Desejos que podemos realizar, que tornam a internação menos dolorosa e, enquanto diretor da unidade, meu papel é incentivar e participar desse projeto que é tão importante para os nossos pacientes. Quanto aos indicadores, vamos continuar avaliando com o uso de outros monitores”, completou o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Rogerio Griffo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br


Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552 / 99274-5245
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard