22/12/2023 01h00 - Atualizado em 22/12/2023 10h24

Paciente tem reencontro emocionante como presente de Natal no Hospital Dr. Jayme Santos Neves

Nessa segunda-feira (18), os profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, testemunharam um momento emocionante. Um paciente, vítima de queimaduras, teve o desejo dele atendido, o de reencontrar a irmã, após três anos sem vê-la.

A história teve início quando o paciente Luciano Santos de Oliveira, de 40 anos, compartilhou com a equipe de Serviço Social o sonho dele, que era o de poder ver novamente a irmã, o único laço familiar que ainda mantinha. Diante desse desejo, a equipe se uniu em uma missão para realizar o reencontro tão esperado.

“O Luciano (Santos de Oliveira) está enfrentando uma jornada difícil de recuperação. O caso dele é bastante crítico. Nós acreditamos que um familiar por perto pode ajudá-lo nesse processo, por isso, nos empenhamos para viabilizar o encontro com a irmã dele e para essa aproximação”, completou a assistente social Jaqueline Mendes Leal.

A tarefa não foi fácil. A equipe só tinha o nome da mulher e sabia que ela morava em Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Mais de dez dias depois do início das buscas, a assistente social conseguiu localizar a irmã do Luciano Santos de Oliveira e, finalmente, a equipe do hospital estabeleceu contato com ela.

Entretanto, a jornada ainda não havia terminado. O próximo desafio era trazer a irmã para o Hospital Dr. Jayme Santos Neves, garantindo que o reencontro acontecesse. Com coordenação e esforços conjuntos, a equipe conseguiu organizar a viagem e, nessa segunda-feira (18), o tão aguardado reencontro finalmente se concretizou.

“Quando conseguimos localizá-la, foi um alívio. Entretanto, ela morava muito longe e não sabíamos das condições. Depois de muito esforço e em uma parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni, conseguimos trazê-la ao Hospital Dr. Jayme. O dia do reencontro foi emocionante”, contou Jaqueline Mendes Leal.

O paciente, visivelmente emocionado, expressou a gratidão à equipe do hospital por tornar possível esse momento único. O clima de solidariedade e compaixão no Hospital Dr. Jayme Santos Neves transformou o local não apenas em um centro de tratamento médico, mas em um espaço onde sonhos são realizados e esperanças renovadas.

Este momento se tornou um verdadeiro presente antecipado e reafirmou a importância do cuidado integral ao paciente, não apenas no aspecto médico, mas também no apoio emocional e na busca pela qualidade de vida. “Uma história que inspira e ressalta a força da união e compaixão, mesmo nos momentos mais desafiadores. O Luciano já recebeu o presente de Natal dele”, destacou o médico Thiago Zon.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves