27/01/2023 08h00

Paciente vence pneumonia grave e tem alta após dois meses de internação no Himaba

Uma história com desfecho emocionante e feliz. Yasmim Vicente da Hora Aguiar Pinto, 6 anos, está em casa após período de dois meses internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, atualmente gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa). Os últimos 60 dias, no entanto, não foram fáceis para a paciente e sua família.

Após dar entrada na unidade de saúde em 15 de novembro, ela passou por momentos críticos entre emergência, UTI Pediátrica e Semi-intensiva até o momento da alta, em 14 de janeiro de 2023. Passou por duas cirurgias torácicas, incluindo a retirada de parte do pulmão. A força de Yasmim, aliás, vem desde seus primeiros momentos de vida. Nascida prematura de 6 meses, passou 35 dias em UTI Neonatal no município de Guarapari. Há alguns anos, ela esteve no Himaba para tratar laringite, mas passou por poucos dias de internação.

Com um sorriso doce e contagiante, conquistou o carinho de todos os profissionais envolvidos em seu processo de recuperação, considerado um milagre, diante da gravidade em que se encontrava. A enfermeira Geyse Castro, supervisora de enfermagem da UTI Pediátrica e da Semi-intensiva, foi uma das que acompanhou de perto o quadro da paciente.

“Yasmim é um sopro de vida daqueles bem leves e otimistas. A pneumonia é uma doença de evolução rápida e, muitas vezes, fatal. Mas ela e toda a família se mantiveram positivas, batalharam diariamente pela recuperação. É uma satisfação enorme vê-la retornando para casa após esse período”, conta emocionada.  

Silvani Vicente da Hora, mãe, e Thaynara Vicente da Hora, irmã, acompanharam todo o processo de recuperação de Yasmim. No dia da alta hospitalar, agradeceram o empenho dos profissionais envolvidos. “Dias ruins, dias de melhora, passos para frente e outros para trás. Deus atendeu aos nossos pedidos e devolveu a vida da minha filha, usando médicos e uma grande equipe comprometida com a vida. Sou grata a todos que com amor e carinho fizeram tudo que podiam”, comemorou a mãe de Yasmim.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br       

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Thaís Tomazelli
thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard