21/11/2022 11h00

Pacientes do CRE Metropolitano participam de conscientização sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é responsável por bloquear a passagem do ar para os pulmões e afeta principalmente os fumantes. Em alusão ao Dia Mundial da Patologia, que ocorre na 3ª quarta-feira do mês de novembro, a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), em parceria com empresa Boehringer Ingelheim do Brasil, organizou, nesta sexta-feira (18), uma ação de conscientização da população para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Durante o evento, pacientes que frequentam o Núcleo Regional de Especialidades de Vitória (NREV), conhecido como CRE Metropolitano, esclareceram dúvidas com profissionais de saúde e tomaram conhecimento do exame de espirometria, utilizado para a identificação de alergias ou insuficiências respiratórias.

Os interessados responderam uma enquete com perguntas simples relacionadas à saúde e possíveis sintomas apresentados nos últimos meses, sendo informados sobre a necessidade ou não de realizar o exame de sopro. Os que obtiveram resultados positivos serão atendidos no Núcleo na próxima semana. Com o intuito de garantir a melhor organização e não prejudicar a agenda existente na especialidade, os cidadãos agendados durante ação realizarão a avaliação em dias específicos e reservados para essa oferta.

A enfermeira Noêmia de Jesus Macedo, responsável técnica do Programa de Oxigênio e Asma no Núcleo Regional de Especialidades de Vitória, ressaltou que a ocasião possibilita a busca ativa por pacientes propícios à doença e garante que a informação sobre o assunto seja repassada de forma objetiva para todos.

“A DPOC atinge milhares de pessoas todos os anos e precisa ser cada vez mais divulgada para a sociedade. Uma ação como a realizada nesta sexta-feira (18) garante que o cidadão tenha maior conhecimento sobre o assunto e proporciona uma busca ativa de possíveis casos, principalmente das pessoas fumantes”, destacou Noêmia de Jesus Macedo.

“A conscientização é fundamental para identificar a doença”

Para Ademir Luiz Fuzari, 69 anos, e morador de Cariacica, a conscientização é fundamental para identificar e realizar o tratamento correto. Fumante durante 31 anos, o aposentado aproveitou a ação realizada nesta sexta-feira (18) no NREV para conhecer o exame de espirometria e se informar mais sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

“Fui atendido na Farmácia Cidadã Metropolitana e logo depois quis participar desse momento com os profissionais. Faço acompanhamento médico constantemente, mas nunca fiz esse exame específico e vou aproveitar a oportunidade. Essa conscientização é muito importante para todos”, ressaltou Fuzari.

A administradora Andressa Nobre, de 34 anos e residente de Vitória, ressaltou a necessidade de levar a informação aos cidadãos e como a ação pode ajudar diversas pessoas. “Essa ação aqui no Núcleo é fundamental e possibilita um alcance maior, uma vez que diversas pessoas passam por aqui todos os dias. Nunca fiz esse exame, mas tenho problemas respiratórios desde criança. Vou aproveitar esse momento para realizar e cuidar ainda mais da minha saúde”, disse.

Os principais sintomas da DPOC e como ter acesso ao exame

Os principais sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica são tosse constante, falta de ar, cansaço e produção em excesso de secreção nas mucosas do sistema respiratório.

Caso o paciente apresente algum dos sinais, deve procurar assistência médica na Atenção Primária à Saúde (APS), onde será avaliado pelo médico e, caso necessário, encaminhado à realização do exame de espirometria.

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais