10/04/2019 14h37 - Atualizado em 10/04/2019 14h51

Pacientes do Himaba participam de oficina de artes com tema de Páscoa

A tarde desta terça-feira (09), foi de aprendizado de artes para os pacientes do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. Com a proximidade da Páscoa, um grupo de palhaços, dirigidos pelo ator e mágico Rodrigo Campaneli, ministraram uma oficina de artes onde aprenderam a fazer coelhinhos com objetos recicláveis.

O paciente Luís Felipe, de 13 anos, que é de São Mateus, está internado na unidade há 30 dias e se recupera de uma cirurgia cardíaca, aprovou a ação.

“Eu aprendi muitas coisas durante este tempo que estou aqui no hospital. Todos os dias tem alguma atividade legal para gente fazer como pintura, desenho, brincadeiras, e hoje eu aprendi a fazer um coelho da páscoa com materiais de reciclagem. Essas coisas deixam a gente mais tranquilo e ajuda a passar o tempo”, disse o garoto.

Quem também aprovou a iniciativa foi a moradora de Viana Bárbara Oliveira, de 23 anos, que acompanha o filho César Henrique, de 1 ano e dois meses. “Achei muito bonito o trabalho que eles fazem aqui no hospital. Nunca tinha visto nada igual. Eles passam nos quartos, deixam as crianças felizes e distraem a gente. Quantas vezes as crianças choram por estarem no hospital por medo de injeções, por exemplo, e eu estou aqui vendo meu filho e as outras crianças sorrirem com as atividades. É uma terapia para eles e para nós também”, disse Bárbara.

 

Oficina

A oficina acontece toda semana sempre com uma temática diferente. Esta semana o grupo de palhaços ensinou as crianças a confeccionarem coelhinhos de Páscoa utilizando objetos como colheres plásticas descartáveis que, após customizadas se transformaram em pequenos roedores.

O coordenador do grupo destacou a maior alegria que tem ao realizar essas ações é conseguir ver um sorriso no rosto das crianças. “É muito bonito ver os pacientes interagindo com a gente e tirar do rosto deles aquele olhar tristonho. Minha alegria é quando consigo arrancar um sorriso deles. A gente apresenta teatros, faz mágica, brinca com os pais e também realizamos as oficinas de arte, colocando todos para participar. Essas crianças estão internadas para se recuperar de uma enfermidade, e com essas ações eles usam este tempo de internação aprendendo algo que poderão levar quando forem para casa”, disse Rodrigo Campaneli.

As atividades são realizadas na Classe Hospitalar, que fica dentro do setor de internação. Diariamente o local recebe professores, pedagogos e atores para as mais variadas atividades complementares com os pacientes internados.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

E-mail: comunicacao.himaba@igh.org.br 

Tel: (27) 3636-3187

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard