21/02/2022 19h00

Pacientes do Hospital Dr. Jayme têm experiência de fisioterapia ao ar livre

Pacientes internados na enfermaria térrea no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, contam com mais uma ferramenta de humanização. Com o objetivo de prevenir as tromboses e as complicações do imobilismo no leito, os pacientes são estimulados à prática da fisioterapia ao ar livre. Outro ganho secundário seria o alívio do estresse e da ansiedade.

“Essa é mais uma ferramenta de humanização que auxilia na recuperação pós-cirúrgica ou mesmo no pré-operatório. Para tanto, cada paciente é avaliado individualmente e aqueles com mobilidade, lúcidos e orientados são convidados à prática da fisioterapia ao ar livre”, explicou a fisioterapeuta Kelly Pereira.

Nas sessões, os pacientes seguem a orientação do distanciamento e do uso de máscara durante todo processo. Os atendimentos ao ar livre acontecem diariamente, havendo pacientes com as condições para participar.

Para a jovem Emilly Bendinelli, de 18 anos, o momento da fisioterapia ao ar livre é o mais aguardado. Internada há mais de 10 dias, devido a uma cirurgia abdominal, ela conta que é um momento que traz conforto. “Eu conto as horas para a fisioterapia. Sair do quarto e poder tomar um sol, ver o céu traz um conforto e motiva a me dedicar ainda mais para receber alta o mais rápido possível”, disse a jovem.

Já Eleones Rocha, de 41 anos, destaca que “até esquece que está em um hospital”, durante o atendimento. Internado há dois dias e aguardando resultados para ser encaminhado à cirurgia, o paciente ressalta que é um momento muito bom.

 

Fisioterapia no Hospital Jayme

O trabalho de fisioterapia no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves envolve a atuação de 135 profissionais da área. O atendimento especializado em fisioterapia respiratória e motora acontece nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) adulto e neonatal, além das enfermarias.

Kelly Pereira explica ainda que os benefícios da fisioterapia em pacientes internados são demonstrados pela redução do tempo de internação e de utilização de determinados equipamentos. “Percebemos que a fisioterapia respiratória, por exemplo, reduz o tempo de utilização da ventilação mecânica e a fisioterapia motora contribui para uma alta hospitalar segura e em menor espaço de tempo”, completou a fisioterapeuta do Hospital Dr. Jayme.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552 / 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard