Pacientes elogiam atendimento humanizado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’

Um bombom e uma cartinha. Parece pouco, mas representa muito para os funcionários do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, afinal, são escritos por pacientes com o intuito de elogiar e agradecer pelos serviços prestados. Os recados carinhosos vão para o mural “Doce elogio” e ficam expostos, arrancando sorrisos de quem passa pelo corredor.
A ideia é atualizar periodicamente com novos recadinhos e as fotos dos profissionais contemplados com o elogio. Na primeira edição do mural, 24 profissionais foram homenageados. Ao longo do mês de maio, mais de 80 funcionários dos mais variados setores foram lembrados pelos pacientes.
“Os nossos colaboradores precisam ser valorizados de todas as formas possíveis. O carinho que recebem dos pacientes reforça o quanto o trabalho de todos importa para o bom funcionamento do hospital. O ‘Doce Elogio’ chegou para motivar ainda mais as equipes, que estão passando por momentos difíceis com a pandemia”, disse a diretora-geral, Cynthia Milanez.
Outra iniciativa que recentemente foi colocada em prática é o projeto “Café com Gestor”, um encontro mensal com o intuito de aproximar os funcionários da direção e solucionar demandas do dia a dia. Durante o café, os profissionais trocam ideias para melhorar o ambiente de trabalho.
Além de ter a preocupação em manter os funcionários motivados e tendo o trabalho reconhecido, o hospital “São Lucas” se preocupa em manter a qualidade do atendimento, tornando a interação entre equipe, pacientes e acompanhantes mais humanizada e acolhedora.
Para divulgar e organizar as ações já realizadas na humanização do tratamento dos pacientes, foi criada a Comissão Interna do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). A primeira reunião ficou marcada com a presença de representantes de variados setores do hospital, que traçaram metas para os próximos encontros e se comprometeram a continuar priorizando a humanização no atendimento e ampliando os esforços para que o cuidado não fique restrito ao físico, mas também ao emocional.
“Aqui no São Lucas nós já temos uma cultura de humanizar o tratamento. Os pacientes internados recebem atendimento psicológico e comemoramos aniversários. Recursos como chamadas de vídeo são utilizados quando as visitas não são possíveis, entre várias outras ações. Mas a ideia do GTH é organizar, divulgar e implementar novas ações e sempre buscar evoluir, contribuindo com a experiência do paciente”, contou a gerente assistencial, Emanuelle Vescovi.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br