18/01/2018 15h27 - Atualizado em 18/01/2018 15h28

Pais armazenam células-tronco do caçula para curar filha com diabetes

Andressa Danielle dos Santos Belchior Lauria, de 32 anos, viu na segunda gravidez a chance de auxiliar no tratamento da diabetes (Tipo 1) da primeira filha, Nicole Belchior Lauria, de 9 anos. Ela e o marido, Carlos Eduardo Lauria Júnior, 34 anos, decidiram colher células-tronco do sangue do cordão umbilical do caçula, que nasceu nesta quarta-feira (17), no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), e armazenar o material para utilizá-lo, caso a primogênita necessite de um transplante de medula óssea.

“Não estava combinado de termos outra criança. A nossa filha já vinha pedindo um irmãozinho e decidimos fazer a coleta de última hora” – revelou o pai, ansioso enquanto aguardava o parto do pequeno Anthony no Himaba.  Carlos Eduardo explicou que foi alertado pela endocrinologista pediátrica sobre a possibilidade de coletar o material que pode curar a Nicole.  “Não tínhamos a informação e ela nos ajudou bastante apresentando as possibilidades, inclusive é importante também para o futuro, podemos ajudar a nossa família em alguma eventualidade”.

O novo membro da família, Anthony Belchior Lauria, nasceu em Vila Velha, às 11h01 da manhã, de parto cesariana, pesando 3.670 kg e medindo 50,5 cm. A coleta de célula-tronco foi realizada logo após o parto pela enfermeira do Himaba Elzimar Magnago De Nadai, que detalha como foi o procedimento: “No primeiro minuto após o nascimento é feita a punção do cordão umbilical, coleta intraútero, até o final do fluxo sanguíneo. Somente depois é coletado o sangue hexaútero via placenta”.

A medida é preventiva, já que o casal não sabe se a filha vai precisar do transplante. A empresa contratada pelos pais, para os testes do material genético e congelamento,  vai avaliar a probabilidade de compatibilidade. O sangue colhido do cordão umbilical será encaminhado para a sede da empresa no Rio de Janeiro.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

Assessoria de Comunicação

Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba)

comunicacao.himaba@igh.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard