02/12/2021 18h00

Para garantir o melhor funcionamento dos painéis, NUDeTI lança o Sistema de Monitoramento

Garantir o bom funcionamento dos portais de serviços e também dos painéis de indicadores é um dos objetivos do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). 

O trabalho é feito em conjunto com a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Saúde (Sesa) para que o cidadão consiga agendar serviços como vacinação e teste de Covid-19. 

Para evitar problemas nos 250 sistemas e 11 sites acompanhados pelo NUDeTI, foi implantado um sistema de monitoramento que engloba, além dos sites, os servidores que mantêm tudo funcionamento normalmente. Os servidores são equipamentos com recursos avançados e que centralizam as aplicações corporativas usadas pela Sesa e pelo ICEPi.

O coordenador de Redes Telecom, Infraestrutura e Segurança da Informação, Leandro Henrique Pereira Nascimento, explica que o sistema, que é de uso da GTI, começou a ser desenvolvido em setembro e foi lançado na primeira semana de novembro. “Esse monitoramento veio com o intuito de sabermos da indisponibilidade ou lentidão de algum sistema antes do usuário. Assim, atuamos na normalização o quanto antes e ficamos sempre um passo à frente”, disse.

O objetivo é assegurar que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) sempre encontre os portais funcionando normalmente e possa utilizá-los para acessar os serviços.

Os problemas eventualmente encontrados são classificados dentro do sistema de acordo com o nível de gravidade. “As equipes técnicas da GTI responsáveis por cada serviço recebem uma notificação via Telegram quando algum incidente é identificado em suas áreas e também são avisados quando o problema é resolvido”, explicou o coordenador. 

Mesmo com poucos dias de implantado, o retorno do Sistema de Monitoramento tem sido positivo. “É um trabalho contínuo e o sistema ainda será melhorado. No futuro, ele mesmo poderia resolver problemas pequenos”, completou Nascimento.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard