06/07/2016 15h33 - Atualizado em 06/07/2016 15h35

Pediatria do Hospital Roberto Silvares está de cara nova

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus vem desenvolvendo um projeto de revitalização da pediatria através do esforço dos profissionais de saúde do local, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A iniciativa visa trazer um pouco mais de alegria para as crianças e para os profissionais de saúde com um ambiente descontraído.

A psicóloga Carolina Fonseca Dadalto explica que antes a pediatria ocupava um espaço pequeno no hospital “Por isso, foram criadas estratégias para minimizar as características negativas da internação na visão das crianças”, relata Dadalto. 

As estratégias criadas pela assistente social Rosimaria Garcia e pela psicóloga Carolina Fonseca Dadalto foram a pintura da parede dos corredores, a instalação de uma “geladoteca” e a abertura de um quarto para servir como brinquedoteca para as crianças. 

“Uma das motivações do projeto foi uma cena que me emocionou. Certo dia eu me deparei com uma criança, há 42 dias internada no hospital, encantada ao olhar para a luz do sol pela janela do quarto”, conta a psicóloga.

 

Estratégias

Um dos primeiros passos para mudar a cara do ambiente foi a inclusão da “geladoteca”, uma geladeira reformada e destinada a receber livros para os pequenos poderem ler. A “geladoteca” foi criada com o apoio dos funcionários do hospital e com a participação dos pais das crianças internadas. De quebra, outra ala do hospital também ganhou uma. 

“A ideia foi muito bem aceita. As crianças buscam o livro e levam até os pais para que eles leiam para elas, melhorando a interação familiar. E à medida que a criança fica mais feliz com o espaço que ela tem para brincar e melhora emocionalmente, o corpo físico se torna mais resistente”, destaca a psicóloga. 

Outro passo importante foi a criação de um espaço para que os pequenos possam brincar e se distrair. O ambiente foi montado com inúmeras doações de brinquedos, que foram colocados num quarto organizado para essa finalidade. “Além dessas iniciativas, as paredes do hospital e a ‘geladoteca’ foram grafitadas”, diz Carolina. 

De acordo com a psicóloga, a grafitagem foi feita com a colaboração dos servidores do hospital, e a outra parte da pintura foi feita pelo projeto “Viva Jovem”, que ocorre no Creas. “Esse projeto visa atender jovens em conflito com a lei ou que tiveram os seus direitos violados”, relata.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Texto: Rodrigo Croce

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27

Fotos: Divulgação/HRAS

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard