27/03/2025 08h05 - Atualizado em 30/03/2025 11h03

Ponto Belo recebe ação de saúde com atendimento em consultas e exames

Uma ação do Governo do Estado, por meio da Rede Cuidar - gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Norte (CIM Norte), cofinanciado pela Secretaria da Saúde (Sesa) e os municípios - e prefeitura de Ponto Belo, disponibilizou mais de 1 mil consultas especializadas e exames para moradores do município nessa quarta-feira (26).  

A mobilização faz parte do Programa de Redução do Tempo de Espera por Consultas e Exames, da Sesa. A ação teve início às 7h, no Hospital Sagrado Coração de Jesus, com o atendimento dos moradores de Ponto Belo que já estavam agendados e aguardando a consulta pelos sistemas de regulação estadual e municipal.  

O superintendente da Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), Bruno Araújo, destacou a importância dessas ações para redução das filas para atendimento médico. "Esse é um projeto do Governo do Estado que leva atendimento especializado na porta da sua casa. Uma conquista para os municípios", comemorou Araújo.  

Para a ação, foram disponibilizadas consultas com pediatra, cardiologista, psicólogo, ginecologista, neurologista (adulto e infantil), oftalmologista, endocrinologista, ortopedista e dermatologista.

Além das consultas especializadas, também foram ofertados exames de eletrocardiograma, raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia, exames laboratoriais, testes rápidos de IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pequenas cirurgias e atualização da caderneta vacinal. 

Durante os atendimentos, 65 pacientes oftalmológicos inscritos no Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, que dá acesso a óculos de forma gratuita, foram atendidos para realizar a medição e a escolha da armação. Os beneficiados deverão comparecer ou indicar um representante para buscar os óculos prontos no dia 25 de abril. 

O prefeito de Ponto Belo, Márcio Coutinho, reconheceu a importância da mobilização para a saúde da população. “Deixamos de levar para fora do município mais de 1 mil pessoas, que receberam atendimento médico aqui. Isso é resultado do Governo do Estado presente, em parceria com a SRSSM, CIM Norte e Rede Cuidar”. 

Atendimento aos usuários 

Para receber o atendimento durante uma mobilização de saúde o usuário deve estar inserido no sistema de regulação de vagas estadual ou municipal. Para isso, é necessário que o paciente busque a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para a localidade onde reside e que o médico responsável, em caso de necessidade, o encaminhe para o atendimento especializado. 

A aposentada Ivone Bredofw da Cunha, 60 anos, foi uma das atendidas pela mobilização. Ela aguardava desde setembro de 2024 para atendimento ginecológico e entrou há um mês na fila por uma vaga no programa de Órtese e Prótese Oftalmológica. 

“Eu já tive câncer de mama e faço acompanhamento em Colatina. No ano passado, eu fiz uma cirurgia de catarata também, passei pelo atendimento oftalmológico e entrei na fila por um óculos. Quando somos chamados para a consulta, o ônibus que leva os pacientes sai de Ponto Belo na noite anterior. Então ser atendido perto de casa para a gente é muito bom”, contou Ivone. 

A dona de casa Maria Aparecida Calini, 50 anos, realizou exame de colonoscopia e também consulta com o cardiologista. “Tinha sido agendada para Nova Venécia, mas como teve a ação aqui, fui atendida no meu município mesmo”, comemorou. 

Mobilizações de Saúde 

Os 14 municípios consorciados que integram o Consórcio de Saúde Norte e a SRS Norte podem solicitar à Unidade Cuidar a realização de um mutirão na sua cidade. Para atender à demanda municipal, é feito um levantamento dos pacientes que estão na fila do Sistema Estadual de Regulação há mais tempo e também das consultas e exames com mais solicitações no município.

Após identificada a necessidade dos pacientes, a Unidade Cuidar e a SRS fazem um levantamento de quais especialidades e exames conseguirão ser disponibilizadas durante a ação. Com os procedimentos e consultas estabelecidas, o município faz o agendamento dos pacientes que já estavam na fila.


Veja as fotos da ação: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720324690763

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard