04/03/2016 17h30 - Atualizado em 04/03/2016 17h32

Profissionais da saúde da família iniciam curso de especialização

Mais 250 profissionais que atuam na estratégia saúde família nos municípios iniciam neste sábado (05), uma especialização na área com ênfase em Manejo Clínico. Essa é a 3ª turma do curso e tem como público-alvo médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas. A aula inaugural acontece no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). 

O curso de Especialização em Saúde da Família com foco em Manejo Clínico teve início em 2014 e foi desenvolvido em etapas, sendo este semestre a terceira e última etapa da formação. De acordo com o coordenador acadêmico do curso, Marcello Dalla, um dos objetivos do curso é que os profissionais prestem atendimento integral, qualificado e humanizado em suas áreas de atuação. 

Ele explica que a especialização possui três eixos principais: abordagem comunitária, familiar e individual. Por isso, segundo o coordenador, o manejo clínico não significa atender a um indivíduo isolado, mas é preciso entender as questões familiares e comunitárias que repercutem diretamente na saúde da pessoa.

“É reforçado o atendimento em consultório e o envolvimento do profissional com as questões relacionadas à pessoa, sua família e a comunidade. Portanto, o profissional precisa ter um olhar amplo, saber abordar uma família e a comunidade. Às vezes existem conflitos familiares que repercutem na saúde, e para saber tratar esses casos, os profissionais precisam se qualificar”, afirma o coordenador. 

Durante a especialização, os participantes contam com o suporte de tutores e de apoiadores locais. Os apoiadores são profissionais da saúde selecionados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com formação na área de atuação dos participantes e em atenção primária. O curso é realizado por meio de investimento federal e é uma parceria entre a Sesa e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição credenciada como Universidade Aberta do SUS (UnASUS-UERJ).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard