24/06/2022 08h00

Profissionais da saúde da Região Norte participam de capacitação sobre sistema de informação da Vigilância em Saúde

Com o objetivo de fortalecer o uso da tecnologia de informação na saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde Norte (SRS Norte), realizou, nessas terça-feira (21) e quarta-feira (22), uma capacitação para as novas funcionalidades do sistema e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), sistema oficial para a notificação compulsória no Espírito Santo.

O evento foi destinado aos profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde (APS) dos 14 municípios que compõem a Regional Norte de Saúde.

“O treinamento teve como objetivo capacitar os técnicos municipais para utilizar as ferramentas do e-SUS, como os painéis que convertem os dados que são lançados nesse sistema em gráficos e tabelas com filtros e imagens. Fica mais fácil de acompanhar e consultar os resultados, de ver o progresso e o agravo de determinadas doenças”, destacou o chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS Norte, Jean Eduardo Matachon.

O curso foi ministrado por Whisllay Bastos, prestador de serviços da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e contou também com a presença de Raquel Hilário e Rodrigo Andrade, representantes da Subsecretaria de Vigilância da Sesa.

Whisllay Bastos explicou que, após a capacitação, os profissionais estarão mais qualificados para utilizar a ferramenta, além de potencializar as análises de dados e a gestão das informações, articulando ações mais efetivas para cada localidade.

“Não conseguimos intervir naquilo que não conhecemos. O sistema e-SUS VS coleta os dados e decifra as informações. Assim, podemos construir indicadores, mapas, enfim, tem uma gama de informações que podem atender melhor a população. Com essa ferramenta, os profissionais vão conhecer a quantificação dos casos, quais as populações acometidas, onde o problema está mais concentrado, em que período ele ocorre com mais frequência, ou seja, haverá uma gestão melhor, com intervenções mais adequadas”, ressaltou Bastos.

A enfermeira Rafaela Pereira Costa, que atua na Vigilância Epidemiológica do município de Jaguaré, participou da capacitação e destacou a importância de aprender e entender as novas funcionalidades do sistema. “Depois que começamos a usar o e-SUS VS, várias ferramentas foram criadas no sistema. Por isso, essa capacitação é de suma importância, porque aprendemos a utilizar o programa, que é amplo e facilita muito no lançamento de dados.  Podemos criar vários relatórios e, quando aprendemos mais, podemos melhorar nosso trabalho”, disseu.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Norte de Saúde

Anna Carolina Otoni