12/05/2022 12h00 - Atualizado em 12/05/2022 14h36

Profissionais da saúde participam da primeira Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Nessa quarta-feira (11) e nesta quinta-feira (12), profissionais da saúde do Espírito Santo se reuniram em Vitória para participar da primeira “Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”. O encontro, promovido pelo Ministério da Saúde e com apoio da Gerência de Política e Organização das Redes de Atenção em Saúde, teve como objetivo qualificar o cuidado em saúde às pessoas com deficiência no contexto da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, impulsionou os participantes e demonstrou a certeza de um encontro que “consiga apontar caminhos, rumos e enriquecer o debate na pauta das pessoas com deficiência”.

“O cuidado da pessoa com deficiência, a saúde mental e a saúde bucal são desafios na saúde pública capixaba, mas não tenho dúvida nenhuma que, com a infraestrutura que temos no Estado, com a capacidade de reorganização da rede, será, sim, possível garantir acesso rápido no tempo oportuno e com qualidade às pessoas com deficiência. O Sistema Único de Saúde precisa ter qualidade, ser garantidor de acesso e as pessoas terem confiança no sistema”, afirmou.

Segundo a chefe de Núcleo Especial de Atenção Especializada, Jordana Silva, destacou a importância da oficinal para a saúde pública no Estado.

“Este é um marco para a gestão e assistência no Estado do Espírito Santo, após 10 anos de implantação da política de saúde para pessoa com deficiência e seu reconhecimento como uma rede estratégia de atenção à saúde. Nosso maior desafio como parte desta rede é garantir que os principais atores reconheçam a interdependência das ações, articuladas em uma rede única de garantia de acesso à pessoa com deficiência, com seus direitos de cidadania assegurados nas suas relações familiares, sociais e profissionais com equidade e inclusão”, disse.

Modelo de inovação

A chefe de Núcleo Especial de Atenção Especializada, Jordana Silva, ressaltou também que por meio da Oficina realizada e com as articulações estabelecidas um novo e importante cenário para a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado. “Essa articulação se consolidará, por meio da implantação plena da Autorregulação Formativa Territorial, em que a coordenação do cuidado pela Atenção Primária à Saúde fará, por exemplo, que se elimine desperdício de tempo e deslocamentos desnecessários do paciente garantindo de maneira regionalizada para o território, profissionais com autonomia e saberes para o cuidado do paciente nas suas necessidades singulares”, informou.

Com esta proposta, segundo a chefe de Núcleo, poderá se converter no “modelo de inovação” da saúde pública capixaba. “Que transcende barreiras de comunicação da assistência apoiada em tecnologias de gestão e de cuidado, fundamentado pela Portaria N° 102-R/2021, que estabeleceu que o nosso sistema estadual de saúde se organiza por meio de uma Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS)”.

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges