18/03/2016 18h44 - Atualizado em 18/03/2016 17h47

Profissionais da Sesa repassam informações sobre gerenciamento de projetos

Gerentes de projeto da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) se reuniram, na tarde desta sexta-feira (18), para repassar pontos que devem ser considerados em cada etapa de um projeto, como a formalização do aceite do gestor antes de se iniciar qualquer projeto e a emissão de relatório final ao término do projeto, demonstrando os resultados, as dificuldades, as lições aprendidas, enfim, um registro analítico de todo o processo. A reunião dá continuidade ao trabalho de gestão da carteira de projetos prioritários da Sesa, iniciado nos primeiros meses do Governo do Estado, quando foram definidos os projetos prioritários da pasta.

A gerente da Gerência de Projetos da Secretaria de Estado da Saúde, Elizabeth Merlo, ressaltou que um projeto pode ser considerado de sucesso quando ele entrega aquilo que foi proposto e acordado. Ela enfatizou ainda a importância de se fazer o registro de todo o trabalho, a fim de que se faça memória das dificuldades e das conquistas. “As lições precisam se aprendidas, registradas e compartilhadas para que, em futuros projetos, a gente cometa erros novos”, salientou a gerente em conversa após a reunião, lembrando ainda que o apoio da alta gestão, durante a execução de projetos estruturantes, é fundamental.

Na ocasião, também foi apresentado o case do projeto Regionalização da Gestão da Rede de Serviços de Saúde, o primeiro da carteira de projetos estruturantes da Secretaria de Estado da Saúde a ser concluído. O projeto, desenvolvido entre 24 de fevereiro e 15 de dezembro de 2015, faz parte do projeto Choque de Gestão, que comporta diversos outros subprojetos. O objetivo, em síntese, era promover o espaço regional como espaço efetivo de governança do Sistema Único de Saúde (SUS) em oposição a um cenário em que as decisões ocorriam em âmbito municipal.

Para o gerente do projeto, Francisco José Dias da Silva, a indução de mudanças institucionais foi um dos principais ganhos do processo. “Conseguimos passar de uma atuação fragmentada para uma visão integrada de atuação na perspectiva de um novo modo de provisão e de corresponsabilidade de gestão. Conseguimos criar uma identidade regional”, avaliou.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Álvaro Muniz

alvaromuniz@saude.es.gov.br

Texto: Juliana Rodrigues

Foto: Asscom/Sesa

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard