12/12/2022 15h04 - Atualizado em 14/12/2022 10h28

Profissionais da Sesa são premiadas nacionalmente em evento sobre saúde do trabalhador

Profissionais do Núcleo Especial de Vigilância à Saúde do Trabalhador (NEVISAT) e do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Metropolitana, da Secretaria da Saúde (Sesa), foram premiadas, na última quinta-feira (08), com a melhor experiência em Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador do Brasil. A premiação aconteceu durante a 1ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde e o 10º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (10º Renastão), realizados em Brasília, reunindo profissionais dos centros de saúde do trabalhador de todo o País.

O trabalho capixaba premiado foi intitulado “Câncer de pele relacionado ao trabalho: estratégias para ampliação das notificações no Estado do Espírito Santo”, com autoria de Lilian Lopes, Liliane Graça Santana, Rayana Gilda Scharra de Souza e Rubia Ferreira Bastos.

A coordenadora do NEVISAT/SESA, Liliane Graça Santana, que esteve no evento, disse que, desde o início dos trabalhos realizados pela Secretaria da Saúde, em setembro de 2021, as notificações de câncer de pele relacionados ao trabalho aumentaram.

“Ao iniciarmos o trabalho em parceria com o Programa de Assistência Dermatológica (PAD), da Universidade Federal do Espírito Santo, tínhamos apenas uma notificação. Hoje, temos mais de 600 que relacionam o câncer de pele ao trabalho desempenhado por estes usuários atendidos pelo Programa. O desenvolvimento das estratégias tem possibilitado maior visibilidade da doença, o que permitirá elaborar ações estratégicas de prevenção nos municípios”, informou Liliane Santana.

Ainda segundo a coordenadora, a amostra recebeu mais de 200 trabalhos, sendo 27 selecionados para a apresentação e apenas sete premiados, de acordo com seu eixo temático.

“A amostra contou com mais de 200 trabalhos e a nossa experiência foi selecionada como a melhor no eixo de Vigilância Epidemiológica. É um reconhecimento muito importante e que nos confirma também o excelente trabalho que temos realizado em todo Estado, além do avanço na implementação da Política de Saúde do Trabalhador e na construção de importantes ações estratégicas que podem servir de modelo para outros estados”, comemorou Liliane Santana.

O trabalho premiado foi apresentado por Lilian Lopes, referência técnica em Saúde do Trabalhador, do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional Metropolitana, uma das responsáveis por acompanhar e apoiar os municípios antes, durante e após a realização do PAD.

Ao longo do evento, profissionais da Sesa também apresentaram o trabalho “Experiência de construção de linha de cuidado de saúde do trabalhador no Estado do Espírito Santo”, com a participação da psicóloga da NEVISAT/SESA Natália Maria de Souza Pozzatto. Estiveram presentes também, compondo a delegação do Espírito Santo no evento, a referência técnica em Saúde do Trabalhador da Região Sul, Cristiane Lovati, e a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Vitória, Roberta Melo Vello Poldi.

Sobre o evento

O 10º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (10º Renastão) foi promovido pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST/SVS/MS).

O objetivo do evento é promover a qualificação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), além de discutir as experiências exitosas que vêm sendo desenvolvidas nos territórios pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo