10/01/2019 17h36 - Atualizado em 11/01/2019 12h32

Profissionais do Hospital Dr. Jayme finalizam curso de pós-graduação ofertado pelo Ministério da Saúde

Profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, participaram, durante o ano de 2018, do Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, um curso de pós-graduação à distância de responsabilidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), executado pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo da proposta era formar especialistas voltados para os problemas e desafios da gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais estudaram questões relativas à política de saúde, planejamento e gestão, epidemiologia, avaliação em saúde, financiamento do SUS, gestão do trabalho e da educação em saúde, além de construírem uma reflexão própria sobre os assuntos propostos.

Ao todo, seis colaboradores encerram as atividades e, hoje, estão com o certificado de conclusão em mãos. Entre os temas, a humanização na assistência ganhou destaque com dois trabalhos apresentados nessa vertente. Outro ponto importante foram as atividades voltadas para a melhoria do SUS que observaram a promoção da captação voluntária de sangue e a otimização do tempo nas clínicas de hemodiálise. Os setores administrativos também se fizeram representar com ações de melhoria no processo de estocagem de medicamentos e materiais hospitalares.

Para Luciene Moreira, analista do setor de Almoxarifado do Hospital Dr. Jayme, a pós-graduação foi enriquecedora tanto no lado profissional quanto pessoal. “Obtive mais conhecimentos na área hospitalar e também conheci um pouco mais das unidades de saúde do Espírito Santo. Aprendi que as dúvidas são bem-vindas, que se questionar é uma das partes mais bonitas do processo e não saber se estamos no caminho certo, é normal. Aprendi que estudar é ter a alma e a mente sempre abertos”, completou Luciene.

Voltada para o ambiente assistencial, a assistente social da unidade, Rosane Alves, desenvolveu um trabalho com o objetivo de otimizar as vagas nas clínicas de hemodiálise da Rede SUS. “Agradeço a oportunidade de realizar essa pós-graduação. Consegui expor uma temática e propor ações de melhoria em uma rotina que está presente no meu dia a dia, além da oportunidade de conhecer outros serviços e nos encantar, ainda mais, com o SUS”, disse.

Para o diretor-geral da unidade, Rogerio Griffo, a instituição apoia e incentiva o conhecimento e aprofundamento técnico. “Esse é o segundo ano que profissionais da unidade são incentivados a participar do curso. Entendemos que o conhecimento técnico adquirido resulta em melhoria dos processos, na qualidade do atendimento aos usuários e em um SUS mais humanizado”, explicou Griffo.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs):

- Rosane Alves, assistente social: “Proposta para implementação de ações para liberação de vaga em clínicas de hemodiálise Rede SUS para os pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

- Marília Ribeiro, assistente social: “Hemosolidário: Ações para promoção da captação de doação voluntária de sangue vinculada aos pacientes do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves”.

- Marta Almeida, coordenador do setor de Projetos Sociais e Ouvidoria: “Acolhimento e humanização às demandas dos usuários da Ouvidoria do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves: Dispositivo a favor da cidadania”.

- Luciene Moreira, analista do setor de Almoxarifado: “Proposta de melhoria no processo de estocagem de materiais médico-hospitalares e medicamentos no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos neves utilizando-se o endereçamento como ferramenta de apoio à gestão de estoque”.

- Rogerio Griffo, diretor-geral: “Melhorando a satisfação do usuário: o estreitamento da relação paciente e alta-direção”.

- Ravane Denadai, assessora de imprensa: “Comunicação integrada e a ausência de uma política de gestão de crise”.

 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard