04/06/2021 15h30 - Atualizado em 04/06/2021 17h44

Profissional da Sesa participa de encontro com Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

A coordenadora do Centro de Referência para Imonobiológicos Especiais (CRIE) da Secretaria da Saúde (Sesa), a infectopediatra Ana Paula Burian, que atua na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é uma das palestrantes do “XII Encontro de Atualização em Infecções Respiratórias”, encontro organizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que será realizado neste sábado (05).

Durante o evento, a profissional dividirá o espaço com os principais profissionais da área do País. O bate-papo que abordará temas sobre epidemiologia e vacinação contra Influenza (gripe) e contra o novo Coronavírus (Covid-19), assim como novas vacinas pneumocócicas e as novas abordagens preventivas para o vírus sincicial respiratório (VSR).

Em sua apresentação, Ana Paula Burian abordará o tema “A vacinação pneumocócica em pacientes de risco”. “As doenças pneumocócicas, como meningite, pneumonia bacteriana e septicemia, otite e sinusite, por exemplo, são causadas por bactéria conhecida como pneumococo. A vacina pneumocócica previne doenças graves em crianças no primeiro ano de vida e, na população de risco. Essa vacina foi um avanço para o Brasil reduzindo internações e complicações da doença”, explicou.

Segundo a profissional, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com três vacinas pneumocócicas, sendo a Pneumo 10 disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de saúde para crianças menores de cinco anos, e a Pneumo 13 e a Pneumo 23, disponíveis no CRIE. 

 

Workshop sobre papel do CRIE e da maternidade na próxima semana

Na próxima quarta-feira (09), a coordenadora do Centro de Referência para Imonobiológicos Especiais (CRIE), participará do workshop “Otimizando a imunização do bebê prematuro - qual o papel do CRIE e da maternidade?”, com a presença de representantes nacionais dos CRIE’s para discutirem sobre a imunização dos prematuros, os principais desafios e papéis desses centros e maternidade na vacinação em tempo oportuno da população.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

asscom@saude.es.gov.br 

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552/ 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard