22/03/2021 14h40 - Atualizado em 23/03/2021 15h14

Programa VigiÁgua monitora e garante qualidade da água consumida pela população

Nesta segunda-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água, com o tema “Segurança hídrica para paz e desenvolvimento”. Nesse sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como importante papel garantir à população acesso à água em quantidade e qualidade compatível, com o padrão de potabilidade estabelecido pela legislação vigente, para prevenir doenças de veiculação hídrica, conforme estabelecido no anexo 20 da Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua), desenvolve ações para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, identificando e intervindo nas situações de risco à saúde da população.

De acordo com o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Roberto Laperriere Júnior, o trabalho desenvolvido pelo VigiÁgua possibilita uma avaliação sobre os riscos que a água pode representar para a saúde. 

“As ações desenvolvidas pelo programa permitem avaliar os riscos à saúde, representado pela água consumida, e intervir com ações alternativas que mantenham e recuperem as condições de segurança da água”, disse Roberto Laperriere.

O VigiÁgua foi implantado no Espírito Santo no ano 2000 e, atualmente, abrange 78 municípios do Estado. Ele fornece subsídios para a vigilância da qualidade da água para consumo humano nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (federal, estadual e municipal).

Sisagua

O principal instrumento de gestão do VigiÁgua é o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). Os objetivos do sistema são coletar, transmitir e disseminar dados gerados pelo Programa VigiÁgua, de maneira a produzir informações necessárias à prática da vigilância da qualidade da água para consumo humano, por parte das secretarias municipais e estaduais de Saúde.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard