14/09/2023 10h00 - Atualizado em 14/09/2023 15h40

Programas da Sesa são apresentados durante Seminário Nacional de Residência

Os Programas de Residências Multiprofissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram apresentados no Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde. O evento, organizado pelos Ministérios da Educação e da Saúde, aconteceu em Brasília, no início de setembro. Os representantes do ICEPi ainda participaram de oficinas de trabalho, que darão origem à Política Nacional de Residências em Saúde.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, compartilhou a experiência do Espírito Santo na realização de residências de forma descentralizada, que integram o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). São 228 profissionais de diversas categorias, distribuídos em todas as regiões do Estado e com atuação em diferentes campos de prática, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A imersão desses profissionais em todas as regiões é a garantia da descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento de qualidade e maior acesso aos serviços para a população”, pontuou Fabiano Ribeiro.

O seminário tem como objetivo discutir o fortalecimento dos programas de residências no país e a qualificação profissional em áreas prioritárias para o SUS para a construção da Política Nacional de Residências em Saúde, e reuniu cerca de 250 participantes, entre residentes, coordenadores, tutores, preceptores, supervisores e representantes da área, vindos de todo o Brasil.

A coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano, e os coordenadores das Residências Multiprofissionais do Instituto, Célia Márcia Birchler, Daniele Stange, Gilton Almada e Manoela Libardi, também participaram das oficinas de trabalho que discutiram propostas para a Política Nacional de Residências em Saúde.

O evento permitiu a troca de experiências com representantes de diversas instituições, como o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre outros.

  

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard