Projeto de comunicação com usuários das Farmácias Cidadãs conquista terceiro lugar no 1º Prêmio da Imprensa Oficial

O projeto “O uso da rede social WhatsApp como ferramenta de comunicação e promoção à Saúde nas Farmácias Cidadãs Estaduais”, da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), foi premiado nessa quarta-feira (21), durante a cerimônia do 1° Prêmio da Imprensa Oficial – Melhores Práticas da Comunicação Pública Capixaba. A iniciativa conquistou o terceiro lugar na categoria “Melhor Uso das Redes Sociais”, da inédita premiação capixaba que reconheceu iniciativas transformadoras no serviço público estadual.
Desenvolvido pelo Setor de Comunicação com o Usuário das Farmácias Cidadãs, da GEAF, o projeto foi implementado oficialmente em dezembro de 2024 e traz a experiência do setor na disponibilização de mais um canal de atendimento aos usuários das farmácias, por meio do aplicativo de mensagem WhatsApp. A iniciativa era umas das 13 finalistas na categoria. O primeiro e segundo lugares ficaram com projetos da Secretaria da Justiça (Sejus) e Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), respectivamente.
“Participar da premiação e ser uma das iniciativas selecionadas pelo júri é, na verdade, o reconhecimento do trabalho dos mais de 500 servidores que atuam na GEAF. A informação passada ao usuário por meio do WhatsApp, é o que é operacionalizado em cada setor que compõe a gerência. É um reconhecimento fruto desse trabalho coletivo, e que, por meio desse trabalho, estamos facilitando o acesso ao medicamento e ao tratamento oportuno dos pacientes, e garantindo qualidade de vida”, celebrou a gerente da Assistência Farmacêutica, Grazielle Massariol.
A iniciativa da GEAF está disponível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que já são pacientes da Farmácia Cidadã e fazem uso de algum dos medicamentos disponibilizados nas 13 unidades de Farmácias Cidadãs Estaduais ou que iniciarão o primeiro contato, ampliando o acesso ao componente especializado da Assistência Farmacêutica, além de trazer mais comodidade àqueles que precisam acessar alguma informação acerca do serviço.
De acordo com a farmacêutica Taisla Soprani, que atua como coordenadora do Setor de Comunicação com o Usuário das Farmácias Cidadãs, a proposta da GEAF foi desenvolvida e implementada buscando alcançar um dos pilares da Comunicação Pública, a fim de tornar o atendimento e a comunicação acessível, clara e útil ao cidadão.
“Nosso projeto se apropria desses princípios ao oferecer um canal direto, gratuito e eficiente para que o usuário possa exercer seu direito de acesso à informação, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a saúde. E esse prêmio reforça que estamos no caminho certo, inovando com responsabilidade, promovendo saúde e fortalecendo o SUS com ferramentas modernas e acessíveis. E mais do que isso, nos motiva a continuar buscando soluções criativas e eficazes que coloquem o cidadão no centro do cuidado”, ressaltou a farmacêutica Taisla Soprani.
Sobre o projeto
Disponível oficialmente aos usuários do Sistema Único de Saúde, em dezembro de 2024, o atendimento das Farmácias Cidadãs Estaduais por meio do WhatsApp deu seus primeiros passos em setembro do mesmo ano. A inciativa nasceu diante da escuta atenta dos profissionais da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica sobre a necessidade dos usuários e do compromisso em ampliar a comunicação com os eles.
“Com o crescimento do número de pacientes atendidos pelas Farmácias Cidadãs Estaduais, percebemos que os canais tradicionais — telefone e e-mail — já não conseguiam atender e suprir nossa alta demanda de busca por informação. A partir disso, pensamos ‘por que não utilizar uma ferramenta que já está presente no dia a dia de praticamente todos os brasileiros?”, explicou a coordenadora do Setor de Comunicação com o Usuário das Farmácias Cidadãs, Taisla Soprani.
“Assim, em setembro, nasceu a iniciativa de utilizar o WhatsApp como canal de comunicação oficial das Farmácias Cidadãs. A proposta foi ampliar o acesso à informação, agilizar o atendimento e tornar o contato com o serviço mais simples, humano e eficaz”, complementou a coordenadora.
O atendimento é realizado pelo número (27) 3636-8417, das 7h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira. Ao entrar em contato com o número, o cidadão é apresentado ao menu de interação que mostra as opções de serviços prestados pelo canal, como agendamento e reagendamento de atendimentos; acompanhamento de processos; e consulta de disponibilidade de medicamentos.
Em caso de dúvidas e/ou dificuldades, o cidadão pode escolher a opção “falar com atendimento”, que a mensagem é direcionada a um servidor.
Segundo a coordenadora, desde o início dos atendimentos, a equipe vem observando um crescimento exponencial das interações, passando de 173 em menos de 20 dias para 1,5 mil em três meses. “Só na última semana foram 1.710 atendimentos realizados via WhatsApp, com mais de dez mil mensagens recebidas. São dados que comprovam que essa ferramenta realmente veio para atender a uma demanda concreta da população”, destacou Taisla Soprani.
1° Prêmio da Imprensa Oficial
O 1° Prêmio da Imprensa Oficial – Melhores Práticas da Comunicação Pública Capixaba é uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), em parceria com a Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES). A premiação aconteceu durante a solenidade de 135 anos da Imprensa Oficial do Espírito Santo.
O prêmio tem por objetivo reconhecer e valorizar as melhores estratégias de comunicação adotadas pelos órgãos dos Três Poderes estaduais: Executivo, Legislativo e Judiciário. Foram selecionadas iniciativas para as categorias de “Melhor Uso das Redes Sociais”, de “Melhor Campanha de Comunicação Digital” e de “Melhor Estratégia de Comunicação Interna”.
Os vencedores da edição inaugural foram, em cada categoria:
- Melhor Campanha de Comunicação Digital: CESAN, com projeto “Cesan: a Companhia que faz bem”;
- Melhor Uso das Redes Sociais: SEJUS, com projeto “WhatsApp da Família: Aproximando Laços no Sistema Prisional”;
- Melhor Estratégia de Comunicação Interna: SEGER, com projeto “Comunidade de Pessoas Inovadoras”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos