Projeto de sustentabilidade do Himaba é destaque em evento nacional
O projeto “Cozinha Experimental – Sabores que Cuidam”, do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) foi destaque nacional no Seminário Hospitais Saudáveis, realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de outubro.
O projeto realiza oficinas de culinária terapêutica, que acontecem mensalmente com crianças e adolescentes internados na Unidade de Saúde Mental.
O projeto recebeu menção honrosa e foi um dos trabalhos científicos apresentados durante o evento. Wellington Moté, presidente da Comissão de Sustentabilidade do Himaba explicou que um dos pontos mais relevantes do “Cozinha Experimental” é o envolvimento direto dos pacientes pediátricos nas ações de sustentabilidade.
“O projeto ‘Cozinha Experimental – Sabores que Cuidam’ foi elaborado em parceria com as áreas de Humanização e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e hoje segue avançando com o apoio do time de Nutrição”, informou Moté.
Nathiely Bono, referência técnica de Nutrição do Himaba, explicou que as atividades da Cozinha Experimental possibilitam a educação nutricional de forma lúdica, despertando nas crianças o interesse por uma alimentação saudável de maneira prática. “Quando elas colocam a mão na massa, sentem curiosidade em provar aquilo que prepararam e, muitas vezes, levam o aprendizado para casa após a alta hospitalar”, contou.
Durante as oficinas do projeto, as facilitadoras do time de Nutrição orientam sobre os benefícios de cada ingrediente no organismo e sua contribuição para a recuperação e a saúde.
Sobre o projeto Cozinha Experimental e mais iniciativas
O projeto Cozinha Experimental foi criado em 2022, a partir de uma iniciativa conjunta da direção-geral e da equipe de Humanização, com o objetivo de promover atividades recreativas e educativas para pacientes de longa permanência.
Outro exemplo de projeto que reforça os pilares de sustentabilidade do e cuidado ambiental do hospital é o Programa de reciclagem de óleo de cozinha usado. Desde 2023, já foram coletados 510 litros de óleo de cozinha usado. Em contrapartida, a cozinha do hospital recebe produtos de limpeza fortalecendo a economia circular.
Projeto ‘Mãos que Cuidam’
Em outubro, o Himaba inaugurou a horta ‘Mãos que Cuidam’, que alia as práticas de reaproveitamento de alimentos aos benefícios terapêuticos e educativos para os pacientes. O espaço promove o reaproveitamento de raízes e sobras de vegetais da cozinha, reduzindo desperdícios e incentivando a sustentabilidade. As verduras e legumes cultivados na horta serão utilizados posteriormente na cozinha do hospital, completando o ciclo sustentável de produção e consumo.
“Nossa horta é um exemplo de como é possível aplicar a sustentabilidade dentro do cuidado em saúde. Ela fortalece a consciência ambiental e social do hospital, integrando práticas de ESG ao nosso cotidiano. Ao envolver pacientes e colaboradores no cultivo, reafirmamos nosso compromisso com a saúde, a educação e o meio ambiente”, afirmou Cláudio Amorim, diretor-geral do Himaba.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)
Daniely Borges