Projeto ‘Gratidão’ leva mensagem de familiares de pacientes aos profissionais da linha de frente no Hospital Jayme
A qualidade da assistência e o atendimento humanizado ao tratamento da Covid-19 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, permitiram que familiares e pacientes construíssem um vínculo de carinho e gratidão com os profissionais da linha de frente ao enfrentamento à pandemia. Todo esse carinho motivou, por parte da Equipe Multidisciplinar da unidade, a criação do Projeto Gratidão, que tem o objetivo de levar aos profissionais a reação e o sentimento dos familiares dos pacientes que eles cuidam no dia a dia.
“O Serviço Social e a Psicologia, principalmente, acompanham o paciente e seus familiares desde a entrada na instituição até a sua alta hospitalar. Durante esses encontros, as equipes percebiam o desejo dessas pessoas em agradecer e de que esse sentimento chegasse para todos os profissionais que participaram do tratamento”, explicou a coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Nívia Pereira.
Um gesto de gratidão pode aliviar o peso das adversidades, além da comprovação de que pessoas mais gratas têm seus níveis de energia mais altos, são mais felizes e relaxadas, consequentemente mais saudáveis, conforme o Centro de Pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA): “ser grato regularmente provoca uma mudança na estrutura molecular do cérebro, tornando-nos mais felizes e saudáveis. A felicidade afeta diretamente o Sistema Nervoso Autônomo Central, nos deixando mais calmos, menos reativos e menos resistente às mudanças.”
Ela complementa: “nós temos muitas histórias de gratidão e respeito para com as equipes. Só para citar, me lembro das cartas da comunidade de Chapecó, no sul do país, que agradeciam o tratamento dispensado aos conterrâneos. As inúmeras lembranças de escolas que trabalharam a empatia e o cuidado dos profissionais no enfrentamento à covid-19. Os pacientes e familiares que retornaram para agradecer trazendo flores, cartas, placas e até banners que estão espalhados pelos setores”, completou Nívia Pereira.
O primeiro vídeo levado às equipes foi o da Kamila dos Santos Balestrero, filha do paciente Sebastião Mendes de Oliveira que ficou internado por cerca de 21 dias e não resistiu à doença indo a óbito. Reunidos na sala estavam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, auxiliares de limpeza. “Achei gratificante levar aos profissionais que cuidaram do paciente a mensagem da Kamila. Ela agradeceu e se mostrou confortada em saber que o pai recebeu todos os cuidados e carinho da equipe durante sua internação. Propiciar esse momento torna o nosso trabalho efetivo, estamos concretizando o desejo do familiar e do próprio paciente”, avaliou Simone Caetano.
Para o médico Carlos Pretti que acompanhou o vídeo, o projeto alimenta a equipe e fortalece o desejo de continuar. “Estamos vivendo períodos difíceis. Enquanto seres humanos precisamos buscar dias melhores e a mensagem dessa filha nos fortalece, alimenta de esperança a equipe”.
Projeto gratidão
A frente da ação, a psicóloga Simone Caetano conta que aqueles que quiserem participar precisam encaminhar vídeos curtos. “Quem deseja manifestar o carinho ou tenha mensagem ao profissional, pedimos que o façam em vídeos curtos para que possamos levá-los aos setores e depois distribuí-los por aplicativos de mensagens”.
Se você é familiar de paciente internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves ou de paciente que já recebeu alta hospitalar e deseja participar do projeto basta encaminhar um vídeo curto, de, no máximo, um minuto e meio, para o WhatsApp (27) 99202-5670.
Jayme é referência no atendimento à Covid-19
A pandemia da Covid-19 mudou a vida dos profissionais da saúde e a rotina do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Construído como referência em traumas ortopédicos e neurocirúrgicos, a unidade em pouco tempo se transformou em um dos maiores centros de tratamento da Covid-19 da América Latina.
“Os números são volumosos e mostram nossa capacidade de resposta aos anseios da população. Nenhum capixaba ficou desassistido, só aqui no Hospital Jayme, mais de 4 mil pessoas foram curadas da Covid-19 e ainda tivemos condições de ajudar outros estados que enfrentavam verdadeira dificuldade no cuidado com a saúde”, lembrou o diretor geral do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Joubert Silva.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Claudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 3331-7552/ 99274-5245