Pronto-socorro do Hospital Dr. Jayme fez mais de 200 atendimentos por dia em 2015
O pronto-socorro do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves completou mais um ano de funcionamento. Somente em 2015, a unidade realizou mais de 68 mil atendimentos. Nesse período, o hospital também se consolidou como grande referência estadual e ganhou destaque nacional entre os melhores hospitais do Brasil, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS).
O total de 68.829 atendimentos feitos no ano passado representa quase seis mil atendimentos por mês e uma média de 200 atendimentos por dia. “É preciso destacar os quase sete mil atendimentos médicos de paciente com maior criticidade nesse período, realizando em torno de um atendimento de paciente grave por hora, de forma continuada”, ressaltou o coordenador da Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Alexandre Bittencourt.
Na avaliação do diretor-geral do hospital, Rogerio Griffo, os números são significativos e demonstram a capacidade de resposta apresentada pela Unidade de Urgência e Emergência (pronto-socorro) do Hospital. Segundo Griffo, os resultados alcançados são fruto de um modelo de gestão que preza pela melhoria contínua e pelo trabalho em equipe. “Para salvar vidas, é necessária a interação entre os profissionais da instituição com as demais unidades, e com os profissionais que estão na ponta da rede de urgência e emergência, ou seja, o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192), o Corpo de Bombeiros e o Núcleo de Operações Tática Aéreas (NOTAer), que atuam no atendimento pré-hospitalar”, afirmou Griffo.
Essa sintonia fica clara quando a equipe trabalha o atendimento a múltiplas vítimas. Em setembro de 2015, um acidente envolvendo um caminhão-tanque e um ônibus resultou em 40 feridos na BR 101. Destes, 37 foram conduzidos ao Hospital Dr. Jayme. A organização e o envolvimento dos profissionais permitiu a reorganização do setor e o atendimento com qualidade a todos os pacientes.
“As equipes de atendimento pré-hospitalar têm segurança em trazer os pacientes porque sabem que o hospital tem estrutura física, tecnológica e, principalmente, humana para realizar os atendimentos”, assegurou a médica da Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dr. Jayme, Aira de Alcântara Sabadini.
Para Aira, o acolhimento foi outro diferencial. “Percebemos a angústia dos familiares e, depois que todos os atendimentos tinham acontecido, reunimos os acompanhantes no auditório da instituição e conversamos com todos eles. Caso por caso foi explicado e todas as dúvidas sanadas. Acredito que foi reconfortante para todos”, explicou.
Visitas multidisciplinares
Além dos protocolos clínicos que garantem ao atendimento mais qualidade, agilidade e segurança, outro diferencial do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves são as visitas multidisciplinares. Uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas se reúne para discutir o quadro clínico dos pacientes internados na urgência e emergência.
“O objetivo é traçar condutas em conjunto. Estamos pensando além do atendimento de urgência e emergência, queremos que os pacientes que deram entrada no hospital pelo pronto-socorro tenham um tratamento adequado e mais completo possível”, explicou o médico Bruno Vale de Souza.
O médico Luiz Fellipe Favoreto Genelhu contou que a equipe médica trabalha de forma horizontalizada, ou seja, acompanha os pacientes o tempo que permanecerem no setor. Isso, além de melhorar a assistência, diminui o tempo de internações e melhora a relação médico, paciente e família. Foi o que aconteceu com o paciente Otoniel Pereira Dutra, de 85 anos. “Cheguei aqui quase morrendo e eles salvaram a minha vida. Eu não sabia que tinha diabetes, mas, agora já estou bem e já sei como cuidar da minha saúde”.
Além das rotinas médicas, a Urgência e Emergência aderiu às visitas multidisciplinares como forma de facilitar a comunicação, trocar informações e otimizar o tratamento dos pacientes. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, além de profissionais do setor de Imagem, Laboratório, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e do escritório da Qualidade se encontram para discutir, leito a leito, assuntos relacionados a melhor assistência dos pacientes.
“A ideia é reunir todos os profissionais que estão na assistência direta àquele paciente. O encontro acontece à beira do leito, com o paciente ou o acompanhante participando da conversa. Isso tem nos mostrado que a humanização e qualidade no atendimento têm sido cada vez melhores. As condutas são tomadas com rapidez e agilidade”, enfatizou o diretor técnico do hospital, Eric Teixeira Gaigher.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245
comunicacaohejsn@gmail.com
Fotos: Comunicação/HEJSN