26/08/2021 09h58 - Atualizado em 26/08/2021 09h59

Qualidade da água para consumo humano é tema de capacitação no Sul do Estado

A água é essencial para sobrevivência dos seres vivos na terra. Para manter a qualidade da substância é necessário realizar ações em conjunto entre Estado, municípios e sociedade. Pensando nisso, a equipe de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua) da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim promoveu uma capacitação para discutir esse tema com os técnicos de diversas áreas da saúde dos 26 municípios da Região Sul de Saúde.

Denominado “Inspeção em Sistemas de Abastecimento de Água: Coleta, Transporte e Acondicionamento de Amostras de Água para Consumo Humano”, o curso foi aplicado entre os dias 9 e 13 de agosto, em cinco municípios escolhidos como sede das atividades, sendo eles: Iúna, São José do Calçado, Mimoso do Sul, Guaçuí e Marataízes.

A iniciativa faz parte das atividades promovidas pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do VigiÁgua, para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, identificando e intervindo nas situações de risco à saúde da população.

A referência técnica regional do programa, Renata Garcia Gonçalves Saldanha, ressalta que esse momento com os profissionais é fundamental para aprimorar os conhecimentos e desenvolver o trabalho de forma eficaz.

“O objetivo principal dessa capacitação é promover a saúde, além de garantir que os técnicos estarão bem instruídos para realizar suas ações de forma mais eficiente. Vale ressaltar que é de competência do profissional coletar as amostras, encaminhá-las ao laboratório e realizar a inspeção de sistema de tratamento da água”, destacou.

O treinamento foi dividido em duas etapas: na primeira parte do dia, os participantes assistiram a uma aula teórica com o técnico Josmane Brito Mozer. Já na parte da tarde, ocorreu a prática do curso, ministrada pelo técnico do programa estadual do VigiÁgua, Carlos Brandão Locatelli.

Também estiveram presentes na capacitação os secretários de Saúde dos Municípios; prefeitos; representantes da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan); coordenadores da Vigilância Epidemiológica e Ambiental; e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Nova etapa da capacitação

Tem início, nesta sexta-feira (27), um novo curso básico denominado “Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano”, que será aplicado aos técnicos municipais de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua).

A capacitação terá duração de 48 horas e vai abordar seis tópicos sobre o tema. Entre eles estão o abastecimento de água, qualidade da água para consumo humano e plano de segurança da água.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos