11/09/2019 14h38 - Atualizado em 11/09/2019 14h40

Recursos do Bazar Solidário do Hospital Dr. Jayme agilizam volta de paciente para casa

O dinheiro arrecadado através do Bazar Solidário do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ajudou o paciente Fernando Pereira, de 67 anos, a voltar para sua casa, no Rio de Janeiro. O bazar acontece mensalmente e os recursos arrecadados são investidos na ajuda aos pacientes e familiares em situações de vulnerabilidade socioeconômica.

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar da unidade, Luana Felix, explicou ainda que diante da alta hospitalar do paciente e da necessidade de internação de outros, os recursos arrecadados com o Bazar Solidário da instituição foram de grande valia. “Com o dinheiro do bazar conseguimos comprar as passagens de ônibus para o paciente e sua acompanhante. Garantimos o seu direito integral de qualidade e segurança inclusive no momento da alta hospitalar e ainda conseguimos agilizar a sua desospitalização, dando a vaga para outro paciente”, explicou.

O idoso voltava de ônibus de Alagoas, Maceió, em direção ao Rio de Janeiro, onde reside. No caminho sofreu uma desorientação súbita e foi levado, de ambulância, ao hospital.

“O paciente perdeu a consciência e estava sozinho, por isso, a empresa achou por bem levá-lo ao hospital mais próximo, no caso, o Hospital Jayme. Aqui ele foi avaliado pelas equipes médicas e passou por exames laboratoriais e de imagem. Ao mesmo tempo, a equipe multidisciplinar tentava a todo custo localizar a família do paciente para informar a situação”, contou a diretora assistencial da unidade, Poliana Petersen.

O Serviço Social do Hospital Dr. Jayme conseguiu localizar a família no Rio de Janeiro e uma irmã se deslocou para acompanhá-lo no período de internação. Uma semana depois, com possibilidades de alta para casa, o paciente e a irmã não tinham condições de comprar a passagem de ônibus para o Rio de Janeiro.

“A situação econômica era muito difícil, a família ia aguardar a marcação da passagem gratuita das empresas de ônibus para poderem voltar para casa. Além disso, a alta social, preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), determina, inclusive, que o paciente tenha assegurado sua segurança até o destino final, nesse caso, local de origem para dar continuidade ao tratamento integral da assistência do início ao fim”, explicou a assistente social do Hospital Dr. Jayme, Rosane Alvez.

 

“Bazar Solidário” do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

O Bazar Solidário do Hospital Dr. Jayme acontece duas vezes por mês com o objetivo de captar recursos financeiros para ajudar pacientes e familiares em situações de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo com o acompanhamento das famílias e pacientes e agilizando o processo de desospitalização.

No mês de setembro, a ação vai acontecer nos dias 11 e 12 e todos podem participar doando roupas, calçados, bijuterias, acessórios, equipamentos eletrônicos, objetos de decoração, enfim, tudo o que estiver em bom estado. Informações no telefone: (27) 3331-7996.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard