29/03/2016 11h40 - Atualizado em 29/03/2016 12h25

Rede de atenção a vítimas de violência sexual é tema de debate na Sesa

Para avançar na linha de cuidados para com as vítimas de violência sexual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu em uma discussão, nesta terça-feira (29), representantes de órgãos estaduais de segurança e de desenvolvimento social.  O encontro visa debater a implantação de uma rede de atenção integral às vitimas de violência sexual no Espírito Santo. 

Segundo a referência técnica da Vigilância Estadual de Prevenção de Acidentes e Violência da Sesa, Edleusa Cupertino, além de um acolhimento mais humanizado e uma escuta qualificada, a rede de atenção integral às vítimas de violência sexual inclui a coleta de vestígios do agressor no primeiro atendimento feito pelos serviços de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para implantação de uma cadeia de custódia, ou seja, uma instalação onde serão armazenadas essas informações como provas criminais. 

“Isso representa um grande avanço, principalmente para as crianças e as mulheres, visto que a vítima de violência sexual passa a ter integralidade de atenção dentro dos hospitais do SUS, não sendo necessário procurar o Departamento Médico Legal (DML) para coleta de vestígios antes de registrar a queixa”, comenta a referência técnica. 

Segundo Edleusa Cupertino, além d​e a violência ​ser​ um tema interdisciplinar e demanda​r​ a união de todos para seu enfrentamento​, a rede de atenção integral tem demandas para além da Secretaria de Estado da Saúde, envolvendo também o Departamento Médico Legal, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

“Esse evento pretende que todos os interessados possam contribuir no debate e ajudar a dirimir todas as possíveis dificuldades sobre o tema”, explica a referência técnica da Vigilância Estadual de Prevenção de Acidentes e Violência da Sesa. 

Foram convidados a participar do evento, realizado na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Sesa da Enseada do Suá, a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Fernanda Braumer, o diretor do DML, Cássio Laiber e o perito do laboratório de toxicologia do departamento, Fabrício Peliçao, além da gerente de Proteção às Mulheres da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Mírian Cortez.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

Fotos: Asscom/Sesa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard