25/02/2025 13h05 - Atualizado em 28/02/2025 17h53

Região Central de Saúde amplia oferta de teleconsultas com novo ponto de atendimento em São Domingos do Norte

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), deu início aos atendimentos por teleconsulta em mais um município da Região Central de Saúde. O serviço foi implementado nessa segunda-feira (24), em São Domingos do Norte, com consultas na especialidade de Dermatologia.

A nova estrutura permite que pacientes que aguardam atendimento especializado tenham acesso à consulta de forma remota, com acompanhamento de um profissional de saúde local. Entre os atendidos, Laudicea Pereira Trancoso, moradora da zona rural do município, destacou a satisfação com o serviço.

"Eu já estava esperando por uma consulta com o dermatologista há alguns meses. Quando me ligaram falando que seria uma teleconsulta, fiquei meio receosa, mas, chegando aqui, mudei completamente de ideia. A consulta foi muito boa. Entendi tudo o que a médica falou, ela olhou onde precisava e agora vou seguir o tratamento e voltar para revisão. Gostei muito mesmo, e a enfermeira ao lado me ajudou bastante. Mesmo sendo online, foi uma consulta como se fosse presencial", afirmou.

Outra paciente atendida foi Késia do Nascimento Pires, de 31 anos, que se mudou de Belo Horizonte para São Domingos do Norte há cinco meses. Ela também ressaltou a agilidade do atendimento e a qualidade da consulta remota.

"Três anos esperando esse processo e, depois que me mudei para cá, logo consegui a consulta. Foi perfeita. A médica resolveu meu problema, explicou o que preciso fazer e me deu a resposta que eu estava procurando. No início, tive receio de que a médica não conseguisse ver a lesão, mas foi tudo muito tranquilo. A identificação foi precisa e não teve problema ser online. Essa proposta é muito boa porque não precisamos viajar para longe", disse.

A prefeita de São Domingos do Norte, Ana Izabel Malacarne, comemorou a implantação da sala de teleconsultas e ressaltou a importância do serviço para os munícipes. "Estamos felizes com a inauguração da sala de teleconsultas. É uma mão de obra que chega pertinho da gente. As especialidades chegando para nós de forma virtual vão facilitar muito a vida dos pacientes do nosso município. Só temos a agradecer ao governador Renato Casagrande e ao nosso secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, por essa iniciativa para o nosso município e para todo o Estado", afirmou.

 

Acesso à teleconsulta

O procedimento para a realização das teleconsultas segue o fluxo habitual: as unidades básicas de saúde solicitam a consulta com especialistas e o agendamento é realizado via Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece a uma sala equipada com computador para realizar a consulta por vídeo, sempre acompanhado por um profissional de saúde.

 

Teleconsultas na Região Central de Saúde

A Região Central de Saúde é composta por 15 municípios e contará com a oferta de 49.970 teleconsultas em 24 especialidades, com um investimento total de R$ 2,8 milhões. Até o momento, 16 especialidades já foram contratualizadas, garantindo 42.104 consultas e um investimento de R$ 2,5 milhões. As demais especialidades estão em fase de contratação.

As salas de teleconsultas já estão preparadas nos municípios de São Roque do Canaã, Linhares, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Alto Rio Novo, Pancas, Colatina, São Domingos do Norte, Rio Bananal, Sooretama, Baixo Guandu e Governador Lindenberg. Novos espaços estão sendo preparados para ampliar o atendimento a todos os municípios da região.

A superintendente da Região Central de Saúde, Kamila Roldi, enfatizou a importância da iniciativa para a população.

"Além das salas nos municípios, teremos duas salas equipadas no CRE de Colatina para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes da região. Estamos comprometidos em oferecer um serviço moderno e eficiente, proporcionando mais conforto à população. Com a ampliação da estrutura e a oferta de teleconsultas, esperamos reduzir o absenteísmo, agilizar os atendimentos — especialmente nas especialidades com maior demanda — e, principalmente, evitar que os pacientes precisem viajar para outras cidades", destacou.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br 


Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde
Eduardo Candeias
carloscandeias@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard