27/04/2023 15h00

Região Central de Saúde recebe capacitação sobre vírus HIV e outras doenças

Profissionais de saúde da Regional Central de Saúde receberam, nessa quarta-feira (26), a capacitação epidemiológica e de manejo clínico sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais. A ação foi promovida pela Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Superintendência da Regional Central de Saúde.

O encontro reuniu servidores das vigilâncias epidemiológicas, hospitais públicos e particulares, Unidades Básicas de Saúde, Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da região.

A oficina foi realizada no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Colatina, e contou com a participação de profissionais dos municípios de São Roque do Canaã, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Baixo Guandu, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Pancas, Águia Branca e Marilândia.

O objetivo do encontro foi intensificar a qualificação das notificações de casos relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais, e da atualização dos dados do Estado e municípios. Além disso, os profissionais puderam acompanhar os dados epidemiológicos e realizar também a capacitação de manejo clínico das IST’s e a indicações para uso de medicamentos que auxiliam na prevenção ao HIV.

“Em parceria com as superintendências regionais, demos início às oficinas para sensibilizar os profissionais envolvidos no atendimento e acompanhamento das ISTs. É de suma importância a realização de atualizações e capacitações nos níveis federal, estadual e municipal, garantindo uma assistência qualificada no enfrentamento a esses agravos, em que, neste momento, está sendo desafiador diminuir a sífilis adquirida em gestante e congênita”, destacou a técnica da Coordenação Estadual de IST /Aids da Sesa, Josiana Alves.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde

Lorena Zonta