21/09/2016 12h22 - Atualizado em 21/09/2016 12h26

Região Norte continua oficinas do projeto de Planificação da Atenção à Saúde

A Região Norte de Saúde está dando os próximos passos no processo de implantação da Planificação da Atenção à Saúde, que consiste na integração da atenção primária à atenção ambulatorial especializada. Vinte e quatro referências técnicas municipais vão participar de oficinas tutoriais cujo objetivo é pensar na reorganização do processo de trabalho das Unidades Estratégicas de Saúde da Família. O treinamento começou nesta terça-feira (20), em Barra de São Francisco, e acontece nesta quarta (21), em Nova Venécia e quinta-feira (22), em São Mateus.

Segundo a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, em cada um desses municípios está localizado uma unidade-laboratório, onde os profissionais participarão da oficina para rever o processo de trabalho da atenção primária e compartilhar o conhecimento produzido nas demais unidades de saúde da região.

“A intenção da Planificação é integrar a atenção primária à atenção ambulatorial especializada. Para isso, nesse momento, esses 24 profissionais que atuam diretamente nas unidades de saúde da família irão rever o processo atual e identificarão como se reorganizar para funcionar de forma integrada, ou seja, irão avaliar o que existe hoje e como trabalhar daqui para frente para atingir o objetivo da integração”, explica Gilcilene Pretta.

Durante as oficinas, que também estão previstas para acontecer em outubro e novembro, os participantes conhecerão os macro-processos da atenção primária, ou seja, território de abrangência da equipe, populações alvo e suas necessidades de saúde, entre outros, e os micro-processos, que é basicamente a rotina da unidade de saúde.

“A referência técnica municipal será um multiplicador do que foi gerado na oficina, levando esse conhecimento para a unidade de saúde onde trabalha. Com isso, o objetivo é chegar a um volume de 100% de unidades da região praticando o mesmo processo de trabalho, o que facilita o início da tutoria, próximo passo da planificação”, detalha a superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro.

As oficinas estão sendo ministradas por facilitadores capacitados pelo Conass, que forneceu a metodologia para a implantação da planificação da atenção à saúde no Espírito Santo e está oferecendo consultoria neste projeto, assim como faz em outros estados do país. A oficina também conta com a participação de facilitadores da Secretaria de Estado da Saúde em nível central e regional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges