29/09/2025 14h35

Região Norte de Saúde realiza ações de incentivo à doação de órgãos e tecidos

A Região Norte de Saúde recebeu o Fórum Regional de Doação de Órgãos e Tecidos. O encontro, que teve como tema “Doação de órgãos, uma atitude muda tudo”, aconteceu no último dia 18 de setembro, em São Mateus, e reuniu profissionais de saúde, além de marcar a abertura das ações para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos no “Setembro Verde”.

O evento foi organizado pela Superintendência Regional de Saúde Norte, por meio da Rede de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, e debateu temas como a necessidade de reduzir a recusa familiar, que atualmente é de 55% no Espírito Santo.

Além das palestras e debates com profissionais e gestores do Fórum, que aconteceu no auditório da Multivix, outras ações também foram promovidas ao longo do mês, como a realização de atos públicos, numa iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em parceria com escoteiros, com a distribuição de folders durante o desfile cívico e na entrada da ‘Expo Agro’, e um pitstop educativo na Rodovia Othovarino Duarte Santos, em São Mateus.

Desafios em debate no Fórum

No encontro regional, o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa, destacou o papel importante que pode ser desempenhado pela Atenção Primária e gestores municipais na sensibilização das famílias para doação de órgãos. “Neste ano, até agosto, tivemos 752 transplantes realizados no Espírito Santo, 431 de órgãos e 421 de córnea. Nós ampliamos e muito o número de transplantes, mas precisamos avançar um pouco mais”, afirmou, explicando que a fila tende a crescer com o maior acesso da população a diagnósticos, pela ampliação da oferta de consultas e exames.

O subsecretário Gleikson Barbosa lembrou que o “Setembro Verde” completa dez anos em 2025 e reforçou a inovação capixaba com a Política Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, instituída pela Portaria Sesa nº 113-R.

O superintendente regional de Saúde de São Mateus, Bruno Araújo, reforçou, durante a sua fala, a necessidade de ampliar o debate sobre a doação de órgãos. “É um tema pouco debatido na sociedade em geral. É importante que multipliquem as informações para toda a sociedade, para salvarmos cada vez mais vidas”, disse.

O diretor-geral do HRAS, André Fagundes, explicou que também há possibilidade de doação em vida. Ele defendeu a realização de fóruns bimestrais sobre o tema. “Que seja rotineira para a gente fazer chegar essa informação ao pessoal. Todos nós precisamos ter esse conhecimento”, salientou.

A gerente da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, apresentou dados atualizados e ressaltou os avanços: “Em 2024, o Espírito Santo ficou na 9ª posição em doadores efetivos no ranking nacional. A doação representa um recomeço, uma missão nobre.”

Depoimentos e emoção

Um dos momentos mais marcantes foi o relato da Família Valbuzi, de Jaguaré. Valdirlei contou que a decisão de doar os órgãos do filho Heitor foi tomada em conjunto com a esposa Adriana e a filha Thaís, motivado por uma placa instalada na entrada do Hospital Roberto Silvares. “Eu olhava e abaixava a cabeça. Já era Papai do Céu me preparando. Uma placa simples fez a gente fazer a doação. A gente nunca havia falado disso”, disse.

O encontro também contou com a participação da Rede Cuidar e de hospitais transplantadores, como o Evangélico de Vila Velha e o Meridional de Cariacica, que elogiaram o trabalho desenvolvido pelo HRAS. 

Outras ações

Nos dias 20 e 21, em parceria com a Cihdott do HRAS, o Grupo Escoteiro do Ar Agnes Baden-Powell distribuiu 2.500 folders sobre doação de órgãos, durante o Desfile Cívico-Cultural e na entrada da Expo Agro 2025, festa pelos 481 anos de São Mateus. A ação integrou o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom).

No dia 25, o presidente da Cihdott do HRAS, médico Fábio Furlin, participou ao vivo do programa Café com Notícias, na Rádio Kairós FM. No mesmo dia, a comissão intra-hospitalar promoveu novo pitstop educativo na Rodovia Othovarino Duarte Santos, com a presença da Família Valbuzi.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Gilmar Henriques

gilmarhenriques@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard