Região Sul de Saúde inicia curso oferecido pelo Hospital Sírio-Libanês

Profissionais de saúde da Região Sul iniciaram, nesta quinta-feira (03), em Cachoeiro de Itapemirim, o curso de Aperfeiçoamento em Processos Educacionais (APES), executado pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. Quatorze servidores da saúde estão sendo habilitados como facilitadores de aprendizagem. Eles atuarão em especializações que serão oferecidas no ano que vem na região.
De acordo com a Superintendente Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Micheline Pitanga, o APES é um curso presencial que será finalizado em março de 2017, mês previsto para início de seis especializações ofertadas pelo Hospital Sírio-Libanês na Região Sul.
A coordenadora dos cursos de especialização do Hospital Sírio-Libanês na Região, Ana Clara Lopes Costa, explica que o programa dos cursos de especialização objetiva buscar o aperfeiçoamento não só do profissional, como ator isolado, mas também de equipes estruturadas atuando como força de trabalho em conjunto nas regiões de saúde.
“Isso significa que o público alvo não é o aluno isolado, mas sim equipes das regiões de saúde, entendidas como um “time” constituído de diferentes sujeitos e suas inserções nos mais diferentes pontos dessas redes e que possuem em comum o trabalho em um dado território. No contexto de saúde entendida como time, o projeto vem fortalecer e superar os obstáculos em direção a política de regionalização”, afirma Ana Clara Lopes Costa.
Para a superintendente, o projeto de capacitação de profissionais do SUS executado pelo Hospital Sírio-Libanês é transformador, pois são apresentadas diversas ações educacionais que fazem com que o processo de aprendizagem fique consolidado no aluno, que se torna protagonista do processo. “Vejo todo esse processo como desafiador e ao mesmo tempo encantador, pois ele nos dá a oportunidade de tentarmos juntos transformar a realidade do cuidado, ensino e saúde em nossa Região, assegurando o papel do processo de regionalização”, reforça Micheline Pitanga.
Os seis cursos de especialização serão oferecidos na modalidade semipresencial, no período entre março e novembro de 2017, com carga horária total de 360 horas cada. A especialização é destinada a servidores efetivos - com perfil para cada curso – de toda a Região Sul de Saúde. O início das inscrições e processo seletivo acontece entre janeiro e fevereiro do ano que vem.
Cursos de especialização a serem oferecidos na Região: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde (40 vagas); Regulação em Saúde (40 vagas); Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (20 vagas); Vigilância em Saúde (20 vagas); Aperfeiçoamento de Processos Educacionais (10 vagas); Especialização em Processos Educacionais (06 Vagas).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
isabelpimentel@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776