10/04/2025 16h12 - Atualizado em 10/04/2025 17h35

Regional Norte de Saúde inicia estratégia de vacinação contra influenza

O Programa Regional de Imunização (PRI), da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), realizou, na última sexta-feira (04), uma ação no município de Montanha para marcar o início da estratégia de vacinação contra influenza nos municípios da região Norte do Espírito Santo. A realização da ação contou com a presença do símbolo da vacinação no Brasil, o Zé Gotinha. 

Para marcar o início da estratégia da vacinação, o PRI em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de Montanha promoveram uma ação de vacinação na sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos “Vovó Tita”. A Instituição de Longa Permanência foi escolhida por abrigar pessoas que fazem parte do público prioritário da vacina Influenza. Na ocasião, foram vacinados os idosos e os trabalhadores que atuam na residência. 

“As mobilizações são feitas para mostrar a importância da imunização para a população. Nessa ação de Montanha contamos com o símbolo da vacinação, o Zé Gotinha, e os idosos ficaram muito animados com a presença do personagem. Eles foram vacinados contra a influenza e também tiveram o cartão atualizado com a vacina contra a Covid-19, que tem indicação de aplicação a cada 6 meses”, afirmou a coordenadora do PRI, Verônica Tomaz

A estratégia de vacinação contra a gripe teve início na segunda-feira (07). No entanto, a Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu a primeira remessa de doses no dia 24 de março e iniciou a distribuição para os municípios, autorizando o início da imunização da população. A região Norte recebeu duas remessas que totalizam 34.800 doses, distribuída para os 14 municípios que integram a Regional.  

Vacinação no ES

A vacina contra influenza estará disponível nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado. No Espírito Santo, a expectativa é imunizar um total de 1.718.123 pessoas contra a gripe, entre os grupos que receberão as doses na rotina e os que pertencem aos grupos especiais. 

A vacinação contra a gripe deve ser realizada anualmente e visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, uma vez que os imunizantes recebem atualizações quanto às cepas circulantes, a fim de garantir a proteção da população.

De acordo com a nova estratégia de imunização contra a gripe definida pelo Ministério da Saúde, a vacina contra influenza foi incluída no calendário nacional de vacinação, como dose de rotina, para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A nova estratégia visa tornar permanente a proteção para esses públicos. 

Grupos prioritários 

Integram o grupo prioritário de vacinação contra influenza: trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos Básico e Superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas  (entre 12 e 21 anos).

 


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard