04/04/2025 17h00 - Atualizado em 08/04/2025 10h54

Regional Norte realiza treinamento em imunização

O Programa Estadual de Imunizações (PEI) da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com o Programa Regional de Imunização (PRI) da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), iniciou, nesta semana, a "Capacitação em Normas e Procedimentos para Vacinação" para profissionais que atuam na imunização dos 14 municípios que integram a regional Norte de Saúde.

O treinamento teve início no dia 1º e segue até dia 15 de abril, em cinco encontros presenciais que acontecem na faculdade Multivix, em São Mateus. Para a capacitação, foram disponibilizadas três vagas por município para a participação de coordenadores municipais de imunização, enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) e vacinadores. Ao todo, foram 34 participantes de 13 municípios.

O PEI e PRI promovem a capacitação anualmente, com objetivo de melhorar os serviços de vacinação, registro de doses, gestão de estoque e aumento da cobertura vacinal. O treinamento será aplicado em todas as regionais de Saúde e teve início pela Região Central. As datas para as regiões Sul e Metropolitana ainda serão divulgadas.

Nos dias 1º e 02, o treinamento foi conduzido pela enfermeira e referência técnica em Normas e Procedimentos para Vacinação da Sesa, Sônya Correa, e a pela coordenadora do PRI Norte, Verônica Tomazo.

“Os profissionais que participam da capacitação estão sendo preparados e atualizados para trabalhar com a imunização da população, uma vez que esse curso aborda aspectos como normatizações técnicas, conservação e armazenamento de vacinas, calendário vacinal, eventos adversos e Rede de Frio. Quanto mais profissionais se especializam, mais o acesso da população a esse serviço é ampliado, refletindo diretamente na melhora das coberturas vacinais e redução das doenças imunopreveníveis”, explicou Sonya Correa.

A referência técnica ainda destacou o papel dos enfermeiros para a multiplicação do conhecimento aos profissionais nos territórios. “Isso torna os serviços de vacinação cada vez mais seguros e qualificados”, pontuou Sônya Correa.

A coordenadora do PRI da SRSSM, Verônica Tomaz, destacou a importância da participação dos vacinadores para a melhoria da qualidade na assistência prestada aos pacientes nas salas de vacinação e o aumento das coberturas vacinais.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard