02/12/2021 18h00

Regional Sul de Saúde recebe módulo de atualização em imunização

Profissionais do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa), estiveram reunidos, nessa quarta-feira (1º), com referências técnicas municipais de imunização dos 26 municípios que compõem a Regional Sul de Saúde do Espírito Santo, para o módulo de atualização em normas e procedimentos para vacinação.

Conforme programação anual do PEI, o encontro ocorre uma vez por ano em cada regional e tem por objetivo realizar com as referências técnica, que são os multiplicadores nos municípios de atuação, a atualização em normas e procedimentos para a vacinação; a análise de indicadores de desempenho da imunização; coberturas vacinais e homogeneidade de coberturas; a taxa de abandono; e a classificação de risco de transmissão das doenças imunopreveníveis.

“O objetivo principal é poder trazer atualizações sobre o calendário vacinal tanto quanto as normas e os procedimentos. É também uma oportunidade de trabalharmos com as referências os números e as formas de cálculos das coberturas vacinais”, informou Daniela Câmara, técnica do Programa.

Além disso, as referências técnicas retornaram aos municípios com a tarefa de construção ou revisão do Plano de Ação, para a melhoria das coberturas vacinais em cada território, como medida de fortalecimento e ampliação dos dados em cada município.

“A qualidade e a fidedignidade de um indicador estão diretamente relacionadas com a qualidade dos dados coletados. A análise da situação vacinal da população do município depende do registro correto e é condição essencial para a construção de indicadores para a tomada de decisões baseadas em evidências”, explicou Flávia Saibel, referência técnica do PEI.

Os assuntos tratados são referentes às vacinas do calendário nacional de vacinação – doses de rotina tanto em crianças, adolescentes e adultos, quanto em gestantes. Nas próximas semanas, as demais Regionais de Saúde também vão receber a capacitação, com data prevista para o dia 16, na Regional Centro-Norte, em Linhares, e no dia 22, na Regional Metropolitana, em Vitória.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos