22/07/2024 10h43 - Atualizado em 22/07/2024 12h38

Regional Sul recebe oficina de aprimoramento do Plano Estadual de Contingência em resposta à emergência em saúde pública

O auditório da Superintendência Regional Sul de Saúde, em Cachoeiro de Itapemirim, sediou, nessa segunda-feira (15), a primeira oficina de aprimoramento do Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento de Desastres na Resposta à Emergência em Saúde Pública.

Promovida pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva), a ação reuniu cerca de 70 participantes, entre técnicos e responsáveis de setores e programas na Sesa e na Regional Sul, bem como pontos focais municipais do Programa Vigidesastres da Região Sul.

“As oficinas de aprimoramento são um momento importante de reavaliação das ações previstas no plano e também uma oportunidade para orientarmos os municípios da região Sul nesse sentido. Precisamos estar sempre preparados para minimizar os efeitos dos eventos climáticos adversos”, destacou o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperrière Júnior.

A ação marcou a abertura de uma série de oficinas organizadas pelo Programa Vigidesastres Estadual, com o apoio da Superintendência, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). O intuito é definir e pactuar a metodologia para a construção do plano, de forma integrada, participativa e dinâmica.

“O plano prioriza não apenas o salvamento de pessoas atingidas por eventuais catástrofes, mas também a garantia de qualidade de vida dessas vítimas, por meio da assistência pós-desastre”, pontuou a apoiadora do Ministério da Saúde no Espírito Santo para a Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), Carla Estela Lima.

Os encontros vão acontecer, inicialmente, no sul do Estado. O objetivo final é entregar um instrumento eficiente e norteador para ser utilizado por todas as áreas em situação de resposta aos desastres nos municípios da região.

“É fundamental que a Superintendência esteja sempre preparada para um cenário adverso, sempre pronta a disponibilizar aos municípios que venham a ser afetados todo o suporte necessário, dentro do âmbito da saúde, de forma conectada e não fragmentada”, ressaltou a superintendente da Regional Sul de Saúde, Samilla Figueira.

Outros municípios

Nesta semana, a oficina foi realizada também em Bom Jesus do Norte, na terça-feira (16) e na quarta-feira (17). Nesta quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), acontece em Apiacá. Em ambos os locais, são envolvidos profissionais de suas respectivas secretarias municipais de Saúde e Defesas Civis, além de servidores de outras pastas.

Até o fim deste ano, de acordo com a referência técnica do Programa Vigidesastres, Luciana De Nadai Mariano, receberão a atividade os seguintes municípios: Muqui, Atílio Vivácqua, Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Divino de São Lourenço e Ibitirama.

“Em 2025, as oficinas de aprimoramento seguem nos demais municípios da Região Sul. Depois dessa etapa, serão levadas para as outras Regionais de Saúde e seus respectivos municípios”, explicou Luciana De Nadai Mariano enfatizando que o Plano de Contingência nos municípios abrange a resposta aos desastres na área de emergência em saúde pública.

* Fotos: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720318869667

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra