11/01/2022 17h51 - Atualizado em 11/01/2022 17h56

Residentes do ICEPi apresentam Trabalhos de Conclusão

Mais uma etapa foi cumprida para a formatura das primeiras turmas de residências do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi): a apresentação dos Trabalhos de Conclusão. O evento virtual teve início nessa segunda-feira (10) e contou com 50 apresentações de trabalhos já realizados.

A abertura contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; do diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, Fabiano Ribeiro; da coordenadora do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), Liu Leal; e da coordenadora dos Programas de Residências, Clarice Sampaio. 

“Muito mais que formar profissionais cidadãos, precisamos desenvolver competências assistenciais e interprofissionais. Não tenho dúvida de que conseguimos dar um passo importante na criação do ICEPi e na abertura ousada dos Programas de Residências”, pontuou o secretário Nésio Fernandes. 

Para o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, este momento de apresentação de trabalhos é de muita alegria. “É aquele certificado de dever cumprido. O desafio não foi só estruturar um programa de residência, mas as características que são os nossos programas: descentralizados, realizados em parceria com os municípios e com as Superintendências Regionais de Saúde, em cenários de prática diferentes. Também é uma característica da nossa residência que ela produzisse pesquisa e essa produção fosse para o serviço”, destacou. 

A coordenadora do Qualifica-APS, Liu Leal, disse estar impressionada com as contribuições que os Programas de Residências têm feito no Sistema Único de Saúde (SUS). “A produção dos residentes será observada com um olhar analítico, para que isso seja incorporado também dentro dos processos de trabalhos”, comentou. 

As atividades dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais começaram em março de 2020 e terminam no próximo mês. Já as novas turmas começam em março deste ano. 

 

Apresentações

Clarice Sampaio, coordenadora das residências, explicou que os trabalhos realizados são projetos de pesquisa cujos temas foram baseados em situações relevantes, identificadas no cenário de prática das residências. “Os resultados apresentados pretendem contribuir para a reorganização do processo de trabalho e qualificação da atenção prestada aos usuários do SUS capixaba”, acrescentou.

Dentre os temas trabalhados pelos residentes estão a “Análise do perfil epidemiológico dos casos humanos e vetores de leishmaniose tegumentar americana no Estado do Espírito Santo de 2004 a 2019”; “Sistematização das escalas de funcionalidade e avaliação cognitiva em Cuidados Paliativos”, e “Os desafios na articulação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a Estratégia Saúde da Família (ESF)”.

As turmas também estudaram as “Mortes por suicídio no Estado do Espírito Santo no período pandêmico de abril de 2020 a março de 2021”; o “Ensino, Prática e Criação Artística: Percepções sobre o uso da arte como ferramenta de cuidado e ensino em programa de residência multidisciplinar”; a “Acupuntura nas alopécias: revisão bibliográfica”, entre outros assuntos.

O evento continua até esta quinta-feira (13) e será retomado no dia 07 de fevereiro, com apresentações até o dia 11 e também no dia 23. 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos
asscom@saude.es.gov.br 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard