19/03/2019 14h21 - Atualizado em 19/03/2019 14h44

Residentes médicos iniciam curso no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

A sexta turma de médicos residentes do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, já está integrada ao serviço e tem acompanhado os atendimentos médicos dos pacientes internados em diversas áreas da unidade. Para 2019, 20 profissionais foram selecionados no processo seletivo para as seguintes especialidades: cirurgia geral, pré-requisito em área cirúrgica básica, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem, cirurgia vascular e clínica médica.

A residência médica é um programa de estudos de pós-graduação, credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), sob a forma de curso de especialização. Os profissionais trabalham em instituições credenciadas sob orientação de médicos especialistas e, concluído o tempo, recebem o título de especialistas. O processo seletivo para a residência médica 2019 do Hospital Dr. Jayme recebeu mais de 250 inscrições e a área com o maior número de candidatos, totalizando 71, foi a cirurgia geral.

Para a médica da equipe de cirurgia geral da unidade, Karla Orsi, os residentes têm à disposição uma estrutura física bem montada e profissionais capacitados para o ensino. “Estamos em um hospital referência em trauma, com excelente capacidade técnica instalada e com equipes extremamente preparadas. Acredito que a formação profissional desses residentes será qualificada e com valores éticos importantes para a Medicina”, garantiu Karla.

Para o coordenador do Programa de Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Alexandre Maulaz, a unidade fornece o que há de melhor em recursos e mão de obra. “Na graduação, sabemos que 80% do ensino é teoria. Agora, tudo mudou, as atividades terão 90% de prática. Chegou a hora de vivenciar os casos, discutir com os seus pares os quadros clínicos e aprender com o que há de mais moderno no Estado”, disse Maulaz durante a recepção aos residentes.

O diretor-geral da unidade, Rogério Griffo, destacou o esforço dos profissionais para aprovação no concurso e lembrou que o paciente deve ser sempre o grande beneficiado. “Vocês fazem parte da elite daqueles que persistiram e o estudo deve ser uma constante. Aqui, eu gostaria de destacar que o objetivo maior é ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde um profissional capacitado em prestar assistência humanizada e com qualidade”, enfatizou.

  

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

Assessoria de Comunicação Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

 

 

 

Médicos iniciam residência no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

 

O mês de março começou e, junto dele, o desafio para os 16 médicos aprovados no processo seletivo de Residência Médica 2016 do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra. O período de estudos pode durar de dois a três anos, dependendo da área escolhida.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard