28/02/2019 18h30 - Atualizado em 28/02/2019 18h34

Reunião de Acompanhantes antecipa folia e promove momento de alegria com os cuidadores

Um grupo de acompanhantes de pacientes internados no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, resolveu entrar no clima do carnaval. A Reunião de Acompanhantes, que acontece todas as quintas-feiras, ganhou o tema e o espaço foi decorado de acordo com a data. Tudo preparado com o objetivo de integrar e cuidar também desses homens e mulheres que passam boa parte do tempo dentro da unidade.

Para a psicóloga do Hospital Dr. Jayme, Camila Brunhara, o momento desperta a importância do autocuidado e da socialização com as diversas equipes do hospital. “A reunião acontece desde a abertura do hospital, e o nosso cuidado é justamente em acolher e orientar esses acompanhantes quanto às normas institucionais, bem como quanto ao zelo que devem ter com eles próprios. Nos preocupamos porque o tempo dentro do hospital é cansativo, a atenção com a saúde diminui e a vida lá fora fica em segundo plano”, explicou Camila.

Cerca de 30 acompanhantes participaram do encontro. A mais antiga familiar cuidadora, Deuseni da Hora, de 55 anos, está há cinco meses ao lado do irmão internado e se sentiu estimulada a continuar sua árdua tarefa.

“Eu só vou para casa no sábado à noite e logo na manhã de domingo retorno ao hospital. Sinto muita saudade da minha família, da rotina que eu tinha, além do cansaço de ficar aqui. Essa reunião é meu ânimo para permanecer firme ao lado do meu irmão, porque sei que ele precisa. Esses outros acompanhantes me ajudam e a equipe do Serviço Social e da Psicologia nos amparam e nos dão força para permanecer”, contou a dona de casa.

Uma das dinâmicas foi o “telefone sem fio”. A escolha do assunto tinha como propósito mostrar aos participantes que a atenção às orientações das equipes do hospital e as informações para o próprio paciente são fundamentais para a recuperação do doente. A acompanhante Silvia Mara Pessoa, de 47 anos, se identificou com a atividade e sugeriu, inclusive, que as pessoas com dificuldade em guardar as instruções poderiam anotar em um caderninho.

“A gente recebe muita informação todos os dias e é importante repassar essas mensagens corretamente para os familiares e para o próprio paciente. Eu mesma anoto tudo na minha agenda porque pode ser que esqueça alguma coisa, os horários dos remédios, a orientação do médico. Aquelas pessoas que também têm essa dificuldade podem deixar tudo anotado em um caderno”, falou.

 

Reunião de Acompanhantes

A Reunião de Acompanhantes acontece desde a inauguração do Hospital Dr. Jayme e é realizada todas as quintas-feiras, às 14 horas. O momento comandado pelo Serviço Social tem o objetivo de orientar quanto às normativas da instituição, além de aproximar e fortalecer o vínculo com os acompanhantes de pacientes internados na unidade.

O encontro conta com a participação de convidados das diversas áreas do hospital que se dispõem a sanar dúvidas e ajudar nas rotinas desses cuidadores.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

E-mail: ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Tel: (27) 3331-7552

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard