31/03/2025 14h07

Rio Bananal é o sexto município da Região Central a iniciar atendimentos por teleconsultas

O município de Rio Bananal, que compõe a Região Central de Saúde, deu início, na última sexta-feira (28), aos atendimentos de teleconsultas da Secretaria da Saúde (Sesa). A cidade é a sexta da região a implementar essa modalidade, junto com Linhares, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Colatina e Marilândia, que já começaram os atendimentos. Rio Bananal agora conta com atendimento na especialidade de cardiologia.

Adilany Quirino, de 18 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas. Diagnosticada com prolapso da válvula mitral (sopro no coração), ela elogiou o serviço. “Achei muito bom. A médica foi muito simpática e atenciosa”, disse.

Sua mãe, Rita de Cássia, também aprovou a novidade. “Gostei muito. Antes, teríamos que ir para Vila Velha. Agora não vamos mais precisar. Vamos evitar trânsito, estrada e sair de madrugada. Então, isso é muito bom”, ressaltou.

A sala de teleconsultas em Rio Bananal, foi inaugurada em 18 de março no Centro de Especialidades do município, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Na ocasião, ele destacou a importância da iniciativa para fortalecer o atendimento especializado no Estado. “Estamos ampliando o acesso dos capixabas à saúde especializada, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos desnecessários. Essa inovação permite que os pacientes sejam atendidos no próprio município, garantindo mais conforto e eficiência no serviço prestado pelo SUS”.

O prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, celebrou a inauguração da sala de teleconsulta como uma grande conquista: “Atendemos cerca de 130 pacientes por dia, e muitos precisam se deslocar para outras cidades em busca de atendimento especializado. Isso envolve riscos nas rodovias e exige um tempo de espera prolongado. Agora, com as teleconsultas, garantimos dignidade e qualidade de vida, permitindo que nossos munícipes tenham acesso a grandes profissionais sem precisar sair da cidade. A tecnologia está aproximando os pacientes dos especialistas”.

 

Como funciona

O fluxo para a realização das teleconsultas segue o procedimento habitual do Sistema Único de Saúde (SUS). A população deve procurar o atendimento nas unidades básicas de saúde, que solicitarão a consulta com especialistas, com o agendamento realizado via Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece a uma sala equipada com computador e realiza a consulta por vídeo, sempre acompanhado por um profissional de saúde.

A superintendente de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, reforçou os benefícios da teleconsulta para a população. “A teleconsulta chega para modernizar o atendimento e trazer mais agilidade para os pacientes. Com essa estrutura, reduzimos o absenteísmo, aceleramos os atendimentos e, principalmente, evitamos que as pessoas precisem se deslocar para outras cidades em busca de especialistas”.

 

Teleconsultas na Região Central de Saúde

A Região Central de Saúde é composta por 15 municípios e contará com a oferta de 49.970 teleconsultas em 24 especialidades, com um investimento total de R$ 2,8 milhões. Até o momento, já foram contratualizadas 16 especialidades, garantindo 42.104 consultas e um investimento de R$ 2,5 milhões. As demais especialidades estão em fase de contratação.

As salas de teleconsulta já estão preparadas em São Roque do Canaã, Linhares, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Alto Rio Novo, Pancas, Colatina, São Domingos do Norte, Rio Bananal, Sooretama, Baixo Guandu, Marilândia e Governador Lindenberg, além das salas do Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina. Novos espaços estão sendo estruturados para ampliar o atendimento em toda a região.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Central de Saúde

Eduardo Candeias

carloscandeias@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard