25/05/2022 18h30

Roda de conversa e atividades de relaxamento marcam Dia Mundial de Doação de Leite Humano no Himaba

No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que aconteceu na última quinta-feira (19), o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardinho Alves (Himaba), em Vila Velha, realizou atividades especiais para orientar sobre a importância do aleitamento materno e do leite humano para o desenvolvimento do recém-nascido. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

A roda de conversa contou com a participação de pacientes da maternidade e mães que acompanham bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Semi-Intensiva. A atividade foi mediada pela coordenadora-geral do Banco de Leite da instituição, Angélica Carvalho.

Ao final da ação, aconteceu um momento de descontração, com alongamentos e técnicas de respiração ensinados pela fisioterapeuta Angélica Grigio, proporcionando o relaxamento das mães, importante para o processo de amamentação. A atividade foi unanimidade entre as mães participantes, que estiveram atentas a todas as informações passadas e aproveitaram para esclarecer as dúvidas relacionadas ao aleitamento materno.

Doadora de leite humano e incentivadora da prática, Geisa Hossokawa participou do bate-papo e compartilhou a experiência dela com as participantes. “Agradeço o convite para participar de um momento tão fundamental e que reforça a importância da amamentação tanto para o bebê quanto para estas mães. É um elo que gera um impacto positivo para ambos. Uma doação tem uma representatividade enorme para muitos recém-nascidos”, disse.

“Sabemos que, com a divisão da mulher entre a rotina pessoal e a profissional, tudo fica mais corrido e é preciso planejar o dia a dia levando isso em consideração. Como médica plantonista e mãe de três filhos, também precisei me adaptar. Levar essa experiência até as participantes é uma forma de incentivá-las e a acreditar no poder da amamentação”, disse Geisa Hossokawa.

A coordenadora-geral do Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, que também atua como presidente do Comitê de Aleitamento Materno, destacou a importância de propostas como essas em uma unidade voltada para o atendimento materno-infantil, referência no método canguru. 

“Ações comemorativas são fundamentais. É uma oportunidade de aproximar o hospital da comunidade, e os profissionais de saúde dos pacientes e acompanhantes que são acolhidos na instituição. Além de propagar a importância do leite materno, também promovemos a atitude solidária do compartilhamento. Uma mãe pode ser fonte de vida para tantos outros bebês, que, por diversos fatores, não conseguem receber o chamado alimento de ouro vindo da genitora. É um ato, acima de tudo, de amor. Estamos felizes com o resultado dessa movimentação”, comemorou Angélica Carvalho.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba)

Thaís Tomazelli

thais.tomazelli@institutoacqua.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard